A etapa de Chamonix, válida pela Copa do Mundo de Escalada Esportiva, é a mais competitiva do circuito mundial. Estar competindo lá é um privilégio para poucos, ou melhor, somente para os melhores do mundo.
Quem esteve competindo nesta etapa foi o paulista de São José do Rio Preto Felipe Camargo “Pikuíra”. Felipinho, como é mais conhecido, conseguiu um patrocínio da Copagaz e assim teve o apoio necessário para poder ir à Europa. Além de participar deste evento, ele ainda irá competir em outros campeonatos e ainda treinará com um dos melhores do mundo, o espanhol Patxi Usobiega, ex. campeão mundial de escalada.
Felipinho foi bem no campeonato, mas não o tanto que ele mesmo esperava. Nas classificatórias ele encarou uma via de 9c pra 10a:
Minha via tinha 29 movimentos, com 4 movimentos bem difíceis antes do fim. Eu me senti super bem na via, estava super forte e escalando bem tranqüilo. No penúltimo movimento, tinha que ter subido um pé esquerdo bem alto, mas meio, por excesso de confiança tentei o mov com o pé ainda embaixo, toquei a penúltima agarra e cai. Para passar pra semi, tinha que mandar ou tocar a ultima.
Foram 80 participantes, divididos em dois grupos de 40. Passavam para as semi-finais somente os 13 melhores de cada grupo. Felipe ficou em 14° lugar! Ele acabou o campeonato na 33 posição.
Felipinho está na Suíça agora treinando com Patxi, que ontem mandou um 10c e um 11a à vista. Ele tentou seu segundo 11a, mas caiu no final. Ele disse que está treinando escalar vias à vista ou em flash.
Agora é só treinar para o Open internacional juvenil de Serre Chevalier, que vai acontecer na semana que vem nos dias 21/22. Tomara que as experiências conseguidas com Patxi e com o campeonato de Chamonix tragam bons frutos.