Semana passada Felipinho voltou a ser noticia ao anunciar que tinha escalado um provável 11a. A via em questão é a Dor é o Poder localizada em Sete Lagoas, MG.
Desta vez, na Serra do Cipó, o escalador paulista mostra que está com sede de novas ascensões e realizou a primeira escalada da Cabra da Peste, outra linha equipada pelo Alexandre Fei. A cadena ocorreu na quarta tentativa.
Felipinho divulgou em seu blog que ele achou que a Cabra da Peste fosse até mais difícil que a Dor é o Poder, pois a via não é o estilo dele, ao contrário da Dor, onde predominam regletes, que são agarras pequenas que o Felipe diz adorar.
O fato de Felipe achar a Cabra da Peste mais difícil que a Dor é o Poder, não quer dizer que uma seja 11a e outra 10c e nem o contrário, pode ser que nenhuma seja um 11a ou ambas sejam! Tudo depende que a via receba novas repetições e que haja um consenso entre os escaladores sobre o grau. A sugestão de Felipe é que seja um 10c difícil o que faz que no futuro, mesmo que alguém dê uma grande decotada, essa via não fique nunca mais fácil que um 10b.
Felipe tentou outros projetos de grande dificuldade, mas não teve tempo de treinar para a cadena. São estes os projetos: Extensão da via Inquilino terminando na Ética Decomposta. Além deste projeto há ainda emenda da Premonição com a Poltergeist.
Felipinho foi o primeiro brasileiro a encadenar um 8c francês, que equivale à um 11a brasileiro, fato que aconteceu na Espanha no ano passado duas vezes, com as vias Hulk e Pata Negra em Rodellar.
No Brasil há outras vias que são supostos 11a que da mesma maneira que as novas vias que Felipe escalou, necessitam de confirmação de grau. Dentre elas destaca-se a via Disciplina não ter, Jedi não será localizada em Caxias do Sul RS e posta em cadena somente uma vez por Vinicius Tordera.
Mais fotos em:
www.felipegcamargo.blogspot.com ,