O escalador de São José do Rio Preto, Felipe Camargo, o “Pikuira”, já chegou em Chamonix na França onde será realizado, no dia 12, a Copa do Mundo de escalada.
Felipe está fazendo um tour pela Europa, priorizando competições internacionais de alto nível e treinamentos. Ele está escalando junto com o ex. campeão mundial, o espanhol Patxi Usobiega, que também irá participar da Copa do Mundo.
Pikuira chegou à Europa no começo do mes e teve uma passagem brilhante por Rodellar na Espanha, onde participou de um campeonato de boulder e também encadenou um 11a. Fato que foi noticiado aqui no Altamontanha e também em vários canais da midia especializada em montanha.
Após Rodellar, Felipinho foi à Munique na Alemanha, onde se encontrou com Patxi, que estava competindo na China. Juntos, eles foram para Innsbruck na Áustria, onde treinaram para este campeonato. Felipe ficou admirado com a estrutura e apoio dos austríacos para a escalada esportiva.
Depois de Innsbruck, ele e Patxi foram para Berna na Suiça. Treinaram um dia no ginásio onde vai ser a Copa do Mundo em Setembro. Felipe mandou um 9c à vista, mas caiu em um 10a bem alto! Patxi, por sua vez, mandou um 10b e caiu num 11a no último movimento.
De Berna, os escaladores foram para Zurich, e treinaram em um ginásio onde é realizado Copas do Mundo a cada 2 anos. Lá foi o último treino duro antes de Chamonix, disse Felipe em seu Blog.
E foi incrivel, para terminar com otimas sensações… Mandei um 9c e um 10a avista! e o Patxi 10c e 11a! Quando me encontrei com o Patxi, fizemos os planos de treino, e decidimos que eu não deveria treinar muito esses dias, pois venho de um mês de lesão e nao adiantava querer me recuperar uma semana antes do campeonato! entao o que fiz foi escalar o máximo em vias dificeis e tentar vias duras à vista!
Felipe diz que não está fisicamente em sua melhor forma, pois estava muito mais resistente antes da lesão. Entretanto, ele acha que está mais técnicamente e psicologicamente melhor.
Além da Copa do Mundo a ser realizada no dia 12, Felipe ainda irá participar do campeonato Internacional Juvenil de Serre chevalier, também na França, entre os dias 21 e 22. Depois, se tudo der certo, ele ainda espera poder participar do Master Internacional de Serre Chevalier dias 25 e 26.