Felipe Ho e Rodrigo Hanada garantem medalhas para o Brasil na Copa Sul-Americana de Escalada na modalidade Guiada

0

As competições de escalada guiada da Copa Sul-Americana, realizada no Parque Olímpico do Cajuru, em Curitiba, teve momentos emocionantes, com destaque para o desempenho dos atletas brasileiros nas semifinais e finais da competição. O evento ocorreu entre os dias 14 e 15/12 e contou com disputas acirradas nas categorias masculina e feminina. O Brasil garantiu as medalhas de prata e bronze masculinas.

Mais de 100 atletas de oito países diferentes estão participando da Copa Sul Americana.  Já em 17/12 e 18/12 ocorrem as disputas na modalidade de Boulber.

Pódio Masculino da escalada guiada na Copa Sul-Americana de escalada. Foto: Aline Machado

Oito brasileiros participaram das semifinais masculinas. Desses, quatro conseguiram avançar para a final. Rodrigo Ho foi o melhor brasileiro nas semifinais, alcançando a terceira melhor marca, com 40 pontos. Luis Guilherme Ziolkowski ficou com a quarta colocação, com 32 pontos, e Rodrigo Hanada, atual campeão brasileiro de Boulder e Guiada, fez o quinto melhor desempenho, com 31 pontos, empatado com Davi Carvalho, que se classificou em sétimo lugar.

Felipe Ho na competição final. Foto: Aline Machado.

Na grande final, o chileno Joaquin Urrutia se destacou e conquistou o ouro de forma isolada, com 38 pontos. A disputa pela prata e bronze foi intensa, com Felipe Ho e Rodrigo Hanada obtendo o segundo e terceiro lugares, respectivamente, com +25 pontos. O desempate entre os atletas brasileiros foi decidido pelo tempo, garantindo a medalha de prata para Felipe e a bronze para Rodrigo. Davi Carvalho, por sua vez, terminou a competição em 5º lugar, enquanto Luis Guilherme Ziolkowski ficou com a 8ª posição, após marcar 16 pontos.

Rodrigo Hanada durante a competição. Foto: Aline Machado

Na categoria feminina, Anja Köhler foi a única representante do Brasil a avançar para a final. Ela teve um ótimo desempenho nas semifinais, com a terceira melhor marca (+25), empatada com a chilena Matilde Cabezas. Na final, Anja repetiu a marca de +25, mas, devido ao critério de desempate por tempo, acabou ficando em 4º lugar. A medalha de bronze ficou com Alejandra Contreras, do Chile, enquanto as argentinas Valentina Auado e Martina Castro garantiram o ouro e a prata, respectivamente.

Anja Köhler durante as provas da final. Foto: Aline Machado.

Pódio Feminino. Foto: Aline Machado.

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário