Por Luciano Fernandes
Fernanda, você foi a idealizadora do calendário de mulheres na escalada, como surgiu a idéia?
A idéia do calendário surgiu como fonte de inspiração em um calendário americano de escalada feminina. Sempre sonhei em ter um, pois acho o máximo mulheres escalando, enfeitando um cenário já bonito por natureza. No tempo que não conquistei o meu calendário americano, pude perceber que, no Brasil, havia um numero considerável de escaladoras elegantes, e pensei, “opa, quero produzir um calendário nacional!
Como foi realizar a lista de possíveis “Modelos” que estariam no calendário?
 ,
Entao, para selecionar as meninas, não foi difícil, nem fácil, pois são doze somente e algumas eu queria ter colocado também, mas estão na lista para o calendário 2011. Algumas não poderiam ficar fora, como a Janine Cardoso, que abraçou o calendário com muito carinho, se mostrou profissional também como modelo rs, a Francine Gomes que é minha parceira da Conquista Montanhismo e foi super profissional, como é.
Qual foi o critério utilizado para que houvesse as 12 finalistas que apareceriam no calendário?
O critério para selecionar as finalistas, foi, nomes que, de certa forma elevam o nível da escalada brasileira, pois, como escaladora profissional a seis anos, tive a preocupação mesmo de aquecer o mercado
Qual vai ser o formato utilizado para a impressão do calendário e seu preço?
O calendário será tamanho A3 e vai custar 30,00.
Quais foram os fotógrafos envolvidos no calendário, e como foi a logística utilizada por eles?
Os fotógrafos foram o Andre Portugal Braga e o Gustavo Baxter. Eles se dependuraram, ou melhor, um dependurava na própria via que viria a escaladora, enquanto o outro ficava em um outro angulo.
Como foi a reação de cada uma quando foi convidada para um projeto tão inédito?
Pois é, essa era minha preocupação, tive todo cuidado e carinho para falar com cada uma, e fui recebida com o mesmo carinho, foi ótimo!
Como tem sido a reação da comunidade escaladora com relação a este calendário?
A comunidade esta super curiosa, alguns agitados, uns deslumbrados,recebi muitos elogios sobre a idéia. A Janine em especial, foi a que mais reconheceu o projeto como algo necessário para o mercado de escalada no Brasil, quando convidei, ela se empolgou , “nossa! tudo que o Brasil estava precisando”, vibe muito boa. Teve também o Eliseu Frechou e o Eduardo Ralf, que não me deixaram desistir, pois gostaram muito do projeto. Amigas que me incentivaram muito, umas escaladoras outras não. Enfim, a reação esta super positiva, graças a Deus-A.
Como será a divulgação deste calendário após o lançamento dele?
A divulgação será através do blog Poesia Radical, do site Adventurezone, onde cedi entrevista para a Yuri, no Blog do Abrigo Cipó, no Blog da Janine, onde puder, mandei noticias para o Taranto que mora hoje na França, bom, na revista Encontro aqui de B.H, em vários lugares, onde puder, também esta ansioso para receber o calendário o escalador americano Cedar Wright da equipe North Face, quando esteve aqui ficamos amigos, foi quando ele produziu o vídeo strongwoman, onde apareci. E ainda vou falar para o Eliseu divulgar também.
Há ainda algum projeto deste tipo engatilhado para 2010?
A onda agora é produção, 2010, queremos produzir vídeos e começar a produzir o calendário 2011. Com calma, percorrendo o Brasil atrás de vias alucinantes e escaladoras que de alguma forma, chame a atenção.
O que será feito com o dinheiro arrecadado com a venda dos calendários?
 , ,  ,
A idéia é fazer mais calendários com o dinheiro da venda.
Respondi tudo??? Foi um prazer!!!
abs
Luciano Fernandes é escalador de São Paulo, ele é colunista do AltaMontanha e autor do Blog de Escalada
 ,