A atleta brasileira Fernanda Maciel, renomada por suas conquistas no montanhismo e no ultra trail, estabeleceu um novo recorde ao completar a escalada mais rápida nas Pirâmides Carstensz, a montanha mais alta da Oceania e um dos Sete Cumes. Fernanda levou apenas 1h48min para atingir o cume e retornar ao acampamento base, marcando o tempo mais rápido já registrado para esta montanha.
Localizadas na remota região da Nova Guiné Ocidental, na Indonésia, as Pirâmides Carstensz são conhecidas não apenas pela altitude de 4.884 metros, mas também pela complexidade técnica de suas rotas de escalada. A montanha, coberta por camadas de gelo e rochas, exige dos alpinistas um alto nível de preparo físico e psicológico, além de domínio das técnicas de escalada em rocha e gelo. Além disso, para se chegar à base, é necessário atravessar florestas densas, terrenos acidentados e áreas de difícil acesso, e ainda atravessar uma região de conflito.
“Eu espero para escalar esta montanha desde 2019. Essa parede gigante de puro calcário tem 4.884 metros de altura. É uma montanha difícil de acessar, localizada ao lado de uma grande mina de ouro. Depois de cinco anos de guerra civil na base, finalmente está em paz e segura por um curto período de tempo”, compartilhou Fernanda em suas redes sociais.
Já sobre as dificuldades encontradas na montanha, Fernanda comentou à CNN Esportes que os trechos técnicos de escalada e a rocha escorregadia foram os principais desafios. “O mais desafiador dessa montanha é que não é uma corrida tradicional; é praticamente uma escalada. São cerca de 2,5 quilômetros de corrida, e o restante é só subida. Para mim, como corredora, é ainda mais difícil, porque a escalada é um desafio completamente diferente”, revelou.
Esse recorde não é o primeiro da carreira da atleta. No ano passado, Fernanda tornou-se a primeira mulher a realizar a subida e descida do Monte Vinson (4.892 metros), a montanha mais alta da Antártida, em tempo recorde. Ela completou o trajeto em apenas 9h41min.
::LEIA NA INTEGRA: Fernanda Maciel bate recorde de velocidade ao escalar o Vinson, ponto mais alto da Antártica
Em 2017, Fernanda estabeleceu o recorde feminino de subida e descida do Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, com 5.895 metros, em 10h6min. E em 2016, ela conquistou o recorde feminino ao escalar e descer o Aconcágua, a montanha mais alta das Américas, em 22h52min.