Você sabia que o Brasil é um dos melhores locais do mundo para a prática do parapente? São inúmeras rampas, como as presentes das regiões de Andradas, Jaraguá, Governador Valadares e etc., que tornam o Brasil um dos melhores países para a prática do voo livre. Com um diferencial, aqui tem rampa para se voar – muito – o ano inteiro! Porém, é a região de Quixadá, CE, que podemos dizer que é o "Hawaí" do voo livre no mundo.
E você sabia que sediada no Brasil está uma das melhores fabricantes de parapentes do mundo? O nome dessa empresa é SOL PARAGLIDERS, que fabrica parapentes desde 1991! Essa empresa possui tecnologia própria e é mundialmente conhecida, sendo que, seus parapentes de ACROBACIA, são sempre eleitos como os melhores!
Foi juntando esses dois fatores genuinamente tupiniquins que os brasileiros Frank Brown, Marcelo Prieto e Rafael Saladini quebraram o recorde mundial de distância livre ao voarem 461,8 km a bordo de seus parapentes SOL PARAGLIDERS!
Desde então, o recorde já foi batidos outras vezes, porém foi este feito que consolidou o Brasil como o paraíso do voo livre no mundo! E, a partir dessa data, intensificou-se a presença de turistas voadores em todas as regiões do Brasil – pilotos interessados em recordes, sejam eles mundiais ou pessoais.
O Filme Ciclos, de Pedro Dumans, um documentário que conta em 50 minutos um pouco de como foi a quebra desse recorde, foi lançado em 2009 e recebeu algumas premiações em festivais de cinema, entre elas a de melhor filme no júri popular e no júri oficial da Mostra Internacional de Filmes de Montanha de 2010. E para a nossa alegria, recentemente foi liberado! É um filme que vale a pena assistir na televisão com tela grande!
Confira abaixo:
Ciclos – The epic story of three brazilians, three records and an astonishing adventure in the northeast of Brazil. from Rafael Saladini on Vimeo.