O Canionismo é uma atividade coletiva de exploração de cursos d’água, por meios de técnicas e equipamentos específicos. Depois de décadas de desenvolvimento da atividade dentro do Brasil, praticantes viram a necessidade de contar a história de como tudo começou até os dias atuais.
Sendo uma atividade altamente ligada à interação com o meio natural, e com um apelo altamente conservacionista dos lugares onde são praticados, o canionismo tem forte apelo ambiental e é uma maneira de desenvolver a economia em locais naturais sem alteração da paisagem, gerando emprego e renda para as comunidade de entorno de regiões com relevos escarpados onde as atividades econômicas quase sempre são focadas no extrativismo, nocivo ao meio ambiente.
A história do canionismo no Brasil começa nos anos 80 com os primeiros praticantes, e posteriormente se tornaram os primeiros agentes de difusão da atividade país a fora. O Brasil possui dimensões continentais e por isso reuni diversos locais para a prática do canionismo e altamente rico em formações de cânions perfeitas para a atividade. Nestes últimos anos o número de praticantes vem aumentando rapidamente e o legado deverá ser registrado para as gerações futuras, lembrando o trabalho já realizado por meio de uma publicação.
Com esta necessidade da publicação do livro, surgiu a ideia da construção de uma obra coletiva onde todos possam ajudar no conteúdo e também financeiramente por meio de um site de arrecadação para esta obra.
Para colaborar, acesso o grupo do Livro “ O Canionismo Brasileiro” ou faça uma doação no site abaixo: