Governo do Espírito Santo Institui oficialmente a Rede Capixaba de Trilhas de Longo Curso

0

O governador do Espírito Santo, José Renato Casagrande, aprovou o decreto de lei 5737-R que institui oficialmente a Rede Capixaba de Trilhas de Longo Curso. De acordo com o documento publicado em 24/06, as trilhas deverão ligar paisagens e ecossistemas dentro do estado e poderão se unir a rotas de outras regiões do país com o mesmo padrão de sinalização.

As trilhas que compõe a Rede Trilhas possuem sinalização padrão de pegadas amarelas e pretas que variam o desenho conforme a região. Foto: Divulgação ICMBio

Além disso, as trilhas deverão contar com trajetos para serem percorridos a pé ou por outros modos de viagem não motorizados. O objetivo da criação das trilhas de longo curso é fortalecer o Sistema Estadual de Unidades de Conservação e ajudar na proteção de áreas de preservação ambiental administradas pelo governo federal. Bem como fomentar o turismo ecológico e o desenvolvimento socioambiental das regiões por onde passar, além de criar corredores ecológicos.

As Trilhas de Longo Curso Capixabas integrarão a Rede Nacional de Trilhas, que foi criada em 2018 após a experiência positiva na Transcarioca e em outros casos globais. No programa desenvolvido pelo ICMBio, as trilhas são consideradas ferramentas de conservação ambiental, recreação e saúde, além de gerar empregos e renda. Atualmente existe mais de 70 trilhas sinalizadas que cobrem cerca de 10 mil quilômetros espalhadas por seis biomas brasileiros.

No Espírito Santo, a implantação das trilhas de longo curso contará com o apoio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), da Secretaria de Turismo (Setur) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

De acordo com informações divulgadas pela Agência do Estado, um projeto-piloto já está sendo desenvolvido. “Com início dos trabalhos a partir do Parque Estadual de Itaúnas, a pretensão é que se estenda até a Área de Proteção Ambiental (APA) de Conceição da Barra. Essa trilha vai incorporar a Trilha Litorânea Capixaba, que deve ser implantada por trechos, e comporá a Trilha Nacional de Longo Curso de todo o país”, declarou Mario Louzada, diretor-presidente do Iema.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário