Um descolamento de placa causou um grande deslizamento no cume do Pico Paraná, a maior montanha do sul do Brasil. O fenômeno foi registrado por um montanhistaa que estive no local, 15/12.
As fotos postadas por Antônio Boiano nas redes sociais rapidamente se espalharam alarmando a comunidade de montanhismo brasileiro. As imagens mostram uma descolamento no aparente sólido granito do cume do Pico Paraná. Alem disso, há um enorme bloco caído próximo a trilha de acesso. Em outro ângulo também é possível ver que a icônica pedra que fica no cume da montanha por pouco não rolou encosta abaixo.
A causa desse deslizamento ainda precisam ser estudadas. Mas estudiosos do assunto apostam no intemperismo físico como um possível causador. Nos últimos dias não houve chuva na região da montanha, descartando assim a hipótese dela ter caído por conta de uma infiltração associada à força da água. Porém, pode ser que alguma fratura já existente tenha sofrido com a ação da variação climatica e o forte calor dos últimos dias.