Guardas encontram vestígios de urso escalador no cume do Half Dome

0

Cuidado com o Urso! Os guardas florestais do Parque Nacional de Yosemite, na Californa (EUA) encontraram indícios da presença de um urso negro no cume do Half Dome, uma das montanhas mais famosas do parque. Eles emitiram um alerta aos visitantes informando que o animal é capaz de subir aquela montanha de 2.694 metros de altitude facilmente.

Montagem bem humorada feita pelo parque para alertar os visitantes sobre os riscos.

Assim, além da emoção de enfrentar longas vias de granito com crux de tirar o fôlego, os escaladores ainda podem ter a surpresa de topar com um urso no cume da montanha. O mesmo vale para os trekkers que utilizam a rota normal equipada com cabos de aço para alcançar o topo do Half Dome.

“Os ursos de Yosemite são excelentes escaladores e podem facilmente enfrentar o ângulo de 46 graus – sem necessidade de cordas”, escreveu o administração do Parque em seu Instagram. Eles aproveitaram a descoberta dos indícios para fazer um alerta ao frequentadores do local sobre as regras de segurança como não deixar comida ou outros pertences com cheiro forte fora de armários e caixas para ursos, pois o animal é atraído por esses odores.

A publicação lembrou ainda que os ursos sabem abrir portas de carros. “Mantenha todos os objetos cheirosos, desde comida até protetor solar, trancados em um armário ou vasilha para ursos. Se precisar guardar comida no carro durante o dia, ela deve ficar fora da vista, com as janelas do carro fechadas e as portas trancadas – à noite deve estar em um armário para ursos”, escreveram. “Para a segurança de pessoas e animais, mantenha seus amigos e sua comida por perto”, finalizou a publicação.

O Urso Negro

O Urso Negro é um animal nativo da América do Norte e pode ser encontrado desde o Alasca até a região norte do México. Os individuos adultos têm geralmente entre 1,40 e 2 metros de comprimento e altura entre 1 e 1,30 metros além de poder chegar a 280 kg, de acordo com o site Perito Animal.

A dieta do urso é onívora, e 70% da alimentação é vegetal (ervas, gramíneas, frutas e pinhões). Isso é complementado por cupins, pequenos insetos, roedores, veados, trutas, salmão e caranguejos. No entanto é um animal que ama comida humana e é comum ver eles revirando latões de lixo, por exemplo.

Eles são animais extremamente fortes e ageis. Podem subir em árvores, escalar montanhas, nadar longas distâncias e chegar a mais de 50km/h correndo atrás de uma presa. Estima se que haja entre 300 e 500 ursos vivendo em Yosemite. Pelo sim, pelo não, melhor não atraí-los para perto.

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário