Homem desaparecido em montanha de Santa Catarina é encontrado sem vida

0

Após uma semana de intensas buscas na região de Joinville, em Santa Catarina, o corpo de Bruno Rogério Corrêa foi localizado no Pico Jurapê em 13/11. Natural de Itajaí, o montanhista havia desaparecido enquanto realizava uma trilha sozinho no dia 06/11.

Bruno Rogério Corrêa desapareceu em 06/11 durante a subida ao Pico Jurapê. Foto: Redes Sociais

Ele tinha 29 anos e era amante de aventuras. Segundo informações iniciais, ele havia se deslocado de Itajaí até Joinville de bicicleta com o objetivo de chegar ao cume do Pico Jurapê. Em 07/11, entrou em contato com seu pai, informando que havia sido surpreendido pela chuva e pela neblina, o que o deixou desorientado. Bruno contou também que havia caído em um buraco e não conseguia sair sozinho, mas que estava próximo a um ponto de água.

Equipes de buscas durante a operação. Foto: GRM

Foram utilizados drones com câmera térmica. Foto: Guarda Municipal de Balneário Camboriú.

Assim, ele foi orientado a entrar em contato com o Corpo de Bombeiros de Joinville para informar sua localização. Os esforços da corporação e do Grupo de Resgate em Montanha (GRM) começaram no mesmo dia. Bruno chegou a enviar sua localização fixa via WhatsApp para o GRM. O grupo seguiu até o local indicado, mas não encontrou a vítima. Além disso, Bruno ficou sem bateria em seu celular e não houve mais notícias dele.

Somente na manhã de 13 de novembro, durante um sobrevoo de helicóptero, foram localizados a mochila e a barraca de Bruno. Com o intensificar das buscas, o corpo do jovem foi encontrado e será removido da montanha.

Além do Corpo de Bombeiros e do GRM, participaram da operação de busca um helicóptero Águia da Polícia Militar, um drone com câmera térmica operado pela Guarda Municipal de Balneário Camboriú e os cães farejadores do Corpo de Bombeiros Militar.

O Grupo de Resgate em Montanha é formado por voluntários e atua na região de Joinville. Foto: GRM

As equipes contaram com o auxílio de cães farejadores também. Foto: GRM

O Pico Jurapê

O Pico Jurapê com 1200 metros de altitude está localizado no município de Joinville e é uma das principais atrações naturais da região, especialmente para os amantes de trilhas e montanhismo. O pico faz parte da Serra do Mar, uma cadeia montanhosa que percorre a costa do Brasil e é conhecida por sua vegetação exuberante e relevo acidentado.

O acesso ao cume do Pico Jurapê é feito principalmente por trilhas de média a alta dificuldade. Algumas dessas trilhas podem ser bastante exigentes, com subidas íngremes, trechos de pedras soltas e, por vezes, a presença de vegetação densa. Devido ao relevo e ao clima local, o percurso pode ser complicado, especialmente em condições de chuva e neblina, como no caso de Bruno Rogério Corrêa, que se perdeu durante uma trilha na região.

Devido ao grau de dificuldade das trilhas e aos riscos relacionados ao clima e terreno, é recomendado que os aventureiros façam a trilha para o Pico Jurapê acompanhados de guias locais ou grupos experientes.

 

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário