Entre os mais afetados havia um grupo de 30 alpinistas que foi pego em cheio pela avalanches. Segundo integrantes do próprio grupo, 5 deles saíram ilesos, 9 ficaram feridos e vários ainda estão desaparecidos.
O pedido de socorro foi dado meia hora após a avalanche ter acontecido via celular por uma das vítimas.
O Mont Maudit 4460m faz parte da segunda via de acesso mais freqüentada no Mont Blanc durante o verão. Centenas de pessoas chegam a percorrer esta rota em um só dia.
Segundo o grupo de Gendarmeria de Chamonix, uma das maiores dificuldades das tentativas de resgate é, além do frio e neve, a altitude superior a 4000m que dificulta o sobrevôo de aeronaves.
A última avalanche de tais proporções ocorreu em agosto de 2008 quando oito alpinistas perderam a vida no Mont Blanc du Tacul, outro sub-cume do maciço.
Mesmo com um eficiente sistema de previsão meteorológica e previsão de avalanches de neve, a origem desta avalanche é ainda desconhecida. Os locais acreditam que um aumento brusco de temperatura após o acúmulo de neve na última segunda e terça feira, pode ter desencadeado esta forte avalanche.
Leia mais:
Avalanche no Mont Blanc du Tacul em 2008