Incêndio atinge Centro de Treinamento de Escalada no Parque dos Olímpico, em Curitiba

0

Um incêndio atingiu o Centro de Treinamentos da Confederação Brasileira de Escalada Esportiva, antiga Associação Brasileira de Escalada Esportiva, localizado no complexo esportivo Parque Olímpico do Cajuru, em Curitiba, no fim da tarde de 21/04. As chamas atingiram parte do ginásio, mas até o momento não há informações sobre feridos. As causas do incêndio ainda são desconhecidas, segundo o Corpo de Bombeiros.

Chamas próximas à parede de escalada.

O local abriga as paredes de escalada nas modalidades Velocidade, Boulder e Guiada, que estão previstas para sediar uma etapa da Copa do Mundo de Escalada no próximo mês, entre os dias 16 e 18. De acordo com informações preliminares, as estruturas principais utilizadas nas competições não foram danificadas. No entanto, uma análise técnica mais detalhada será necessária para avaliar possíveis impactos na integridade das paredes.

O Corpo de Bombeiros foi acionado rapidamente e está atuando no controle das chamas, além de isolar a área para garantir a segurança de frequentadores e equipes de resgate. No momento do incêndio, o parque estava cheio — muitas famílias aproveitavam o local devido ao feriado.

A CBEscalada emitiu uma nota oficial lamentando o ocorrido e esclarecendo que o incêndio começou durante uma reforma para aumentar a cobertura da área de Boulder.

“A extensão exata das avarias na estrutura e em outros equipamentos ainda será avaliada com mais detalhes. A Prefeitura de Curitiba já se colocou à disposição para auxiliar nos reparos necessários, com o objetivo de garantir que tudo esteja pronto a tempo para a etapa da Copa do Mundo, que acontecerá em Curitiba entre os dias 16 e 18 de maio.

Trabalhamos arduamente nos últimos meses na preparação deste evento inédito para o país, e seguimos confiantes de que ele acontecerá, apesar deste infeliz contratempo”, diz nota.

Bombeiros chegaram rapidamente ao local.

Inaugurado em abril de 1981, o Parque Olímpico do Cajuru era conhecido como Parque Peladeiros e é um tradicional espaço de lazer e prática esportiva para os moradores dos bairros Cajuru e Uberaba, e sua estrutura é considerada referência em atividades de escalada esportiva no Brasil.

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Comments are closed.