Incêndio florestal atinge setor de escalada na Espanha

0

Hoje começa o inverno no Brasil, época de estiagem e tempo seco que favorece as queimadas. Enquanto isso a também Europa sofre com uma intensa onda de calor e diversos incêndios florestais, atingindo inclusive um famoso setor de escalada na Espanha.

Contraforte de Rombau após o incêndio. Foto: Patxi Usobiaga

O incêndio atingiu um setor no Contraforte de Rombau em Oliana que abriga vias como La Dura Dura 9b+ (12c bra) que por muito tempo foi considerada a via mais difícil do mundo, Papi Chulo 9a+ (12a bra), Mind Control 9a (11c  bra) e Fish Eye 9a (11c bra). Assim, só nessa área o fogo destruiu mais de 80 hectares de floresta e obrigou moradores a saírem as pressas de casa. No entanto, a causa do incêndio ainda não foi descoberta.

As vias de escalada também foram atingidas e precisarão passar por uma inspeção para descobrir os danos. Foto: Patxi Usobiaga

Bombeiros e brigadistas brigam contra o fogo e contra o tempo

O escalador Patxi Usobiaga assistiu a evolução do incêndio de sua casa e escreveu um agradecimento aos bombeiros em seu Instagran. “Eles suportaram como titãs! E conseguiram evitar que saltasse para o vale atrás, onde o fogo com o vento a seu favor teria muitos hectares para queimar, municípios como Coll de Nargó com milhares de hectares de mata… foi horrível. Agora teremos que subir e ver como estão a rocha e as proteções fixas. E vamos ver o que acontece. Daqui só posso agradecer a todos que estiveram e continuam a lutar contra esta crise que vivemos”, relatou.

O acesso ao setor de escalada foi fechado. O fogo enfraqueceu a rocha e queimaram a vegetação, causando muita instabilidade e deslizamentos. Ainda assim, escaladores visitaram setor para fazer uma primeira avaliação e constataram que a parte mais à esquerda do Contrafort del Rumbau havia sido completamente destruída . Isso corresponde a 20% das rotas do local e equipamentos que estavam na parede. Para recuperar o local, será realizada uma campanha de crowdfunding por meio do GoFundMe , promovido por Svana Bjarnason.

Costuras expressas que estavam na parede foram queimadas. Foto: Svana Bjarnason

De acordo com as autoridades da Catalunha, os bombeiros estão tentando controlar mais de 35 incêndios. Junto a isso, o pais registrou temperaturas de 39°C em Valência e 40ºC em Madri. De acordo com a Agência Meteorológica do Estado essa é a primeira grande onda de calor em mais de 40 anos.

Mais de 202 quilômetros quadrados de terra foram queimados e a Organização Meteorológica Mundial alertou que toda a Espanha enfrentava “risco extremo de incêndio”.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário