Indonésia e Polônia conquistam as primeiras medalhas de ouro da história da Escalada de Velocidade Olímpica

1

O atleta da Indonésia, Veddriq Leonardo, conquistou a primeira medalha olímpica para o seu país e se tornou o capeão da Escalada de Velocidade Paris2024.  Já na competição feminina de escalada de velocidade, a medalha de ouro ficou com a polonesa Aleksandra Miroslaw. Como da edição das Olimpiadas em Tokyo havia apenas a competição de escalada combinada, eles levaram as primeiras medalhas de ouro da história da Escalada de Velocidade Olímpica.

A final masculina foi marcada por corridas acirradas, quebra de recordes e tempos abaixo dos 5 segundos. Leonardo venceu Alipour Shenazandifard nas semifinais com o tempo de 4,48s contra 4,84s. E depois conquistou o ouro com um tempo de 4,75s, superando os 4,77s de Wu Peng da China, que ficou com a medalha de prata. Wu havia derrotado o campeão mundial Matteo Zurloni nas semifinais por uma diferença de apenas 0,002s, registrando 4,995s contra 4,997s de Zurloni, e depois venceu  o americano Sam Watson, que até então detinha o recorde mundial.

Os três medalhistas masculinos na escalada de velocidade. Foto: Divulgação IFSC

“Estou muito feliz, muito alegre por trazer a primeira medalha de ouro da Indonésia em Paris 2024 para o meu país”, declarou Leonardo. “Agora estou voltando para a Indonésia e focando nos treinos. Treinamos juntos na Indonésia e estamos focados nas próximas competições e também em quebrar o recorde mundial. Haverá uma festa de boas-vindas. Vai ser incrível para mim”, completou.

Escalada de Velocidade Feminina

Na final da Escalada de Velocidade Feminina, Aleksandra Miroslaw marcou 6,10s, confirmando o favoritismo que conquistou no primeiro dia das competições (05/08) ao bater o recorde mundial com o tempo de 6,06s. Em segundo lugar, ficou a chinesa Deng Lijuan, que fez o tempo de 6,18s na final, o melhor de toda a sua carreira.

“Significa muito. É como a primeira vez para a escalada de velocidade e também para mim aqui na disciplina, e eu tenho minha bandeira, e estava no pódio em primeiro lugar, ouvindo o hino nacional. Foi incrível”, contou Miroslaw.

Pódio feminino da Escalada de Velocidade Olímpica. Foto: Divulgação IFSC

Já a disputa pelo bronze ocorreu entre Aleksandra Kalucka, também da Polônia, e Rajiah Sallsabillah, da Indonésia. Aleksandra garantiu sua medalha olímpica ao marcar 6,53s, enquanto Rajiah finalizou sua participação nesta edição dos Jogos Olímpicos com 8,24s, após escorregar na parede.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

1 comentário

Deixe seu comentário