A Copa do Mundo de escalada de Dificuldade 2011, na categoria masculina, já foi decidida na oitava etapa de um calendário de dez. O austríaco Jackob Schubert é o novo campeão, apesar de ter sido “somente” o quinto colocado na etapa de Valence, na França, neste último final de semana, onde o vencedor foi o ultimo campeão do torneio, o espanhol Ramon Júlian.
O feito de haver vencido todas as outras etapas deste ano já havia deixado o título muito perto das mãos de Schubert. O austríaco é o quinto campeão diferente nos cinco últimos anos de Copa do Mundo, nos quais ninguém conseguiu repetir uma dobradinha, como a realizada por Patxi Usobiaga em 2006 e 2007. Após este ano vieram Jorg Verhoeven (2008), Adam Ondra (2009), Ramon Julián (2010) e Jackob Schubert (2011).
Na categoria feminina a vitória em Valence foi da austríaca Johanna Ernst, enquanto a também líder Mina Markovic também ficou em quinto e se aproxima um pouco de seu primeiro título da Copa do Mundo, que poderá conquistar já na próxima etapa, se conseguir pelo menos o terceiro posto.