Janja Garnbret faz história ao escalar a clássica via “Pure Dreaming” em flash

0

A campeã mundial de escalada, Janja Garnbret, tirou uma pequena folga das competições. No entanto, nada de descanso para a eslovena: ela aproveitou os dias livres para se dedicar à escalada em rocha e encadenou em flash, ou seja, em sua primeira tentativa, contando apenas com algumas informações prévias,  a clássica via “Pure Dreaming”, em Arco, na Itália.

Janja na Pure Dreaming. Foto: Foto: Björn Pohl @bjornpohl

Essa foi a primeira tentativa da atleta que contava apenas com alguns “betas” prévios. Foto: Vladek Zumr @vladek_zumr

A via foi escalada pela primeira vez por Adam Ondra, que sugeriu a graduação de 9a francês (11c no Brasil). Com novas repetições e o uso de joelheiras, o grau acabou sendo rebaixado para 8c+ (11b no Brasil).

Ela escalou fluentemente sem grandes dificuldades. Foto: Björn Pohl @bjornpohl

Os fotógrafos e escaladores Bjorn Pohl e Vladek Zumr, que acompanhavam a atleta, destacaram que ela não usou joelheira nem qualquer outro tipo de apoio para progredir na via. Além disso, Pohl explicou que as únicas informações que Janja tinha da via, foram as que recebeu de Michele Caminati na base antes de entrar na rota. Para os dois, Janja é a primeira mulher a encadenar em flash uma via graduada em 9a.

Janja pode ser a primeira mulher a escalar um 9a francês em flash. Foto: Vladek Zumr @vladek_zumr

Testemunhas no local relataram que Janja escalou a via com fluidez e sem grandes dificuldades, o que não surpreende, considerando seu desempenho recente. Apenas neste ano, ela encadenou três vias de 8c à vista, sendo duas no mesmo dia. Em fevereiro, Janja “mandou” à vista a via Popoli mrk (8c), em Misja Pec; já em junho, escalou no mesmo dia as vias “Osapska pošast” e “Working class hero”, ambas também graduadas em 8c.

Após a conquista, a atleta declarou em sua rede social que vai “aproveitar alguns dias de descanso agora para recarregar as energias antes do início da temporada de escalada em rocha”.

A eslovena fez toda a escalada sem usar joelheiras. Foto: Vladek Zumr @vladek_zumr

Descendo após a cadena. Foto: Vladek Zumr @vladek_zumr

Caso a graduação da via Pure Dreaming seja confirmada como 9a, Janja entrará para a história como a primeira mulher no mundo a encadenar essa graduação em flash. Se o grau permanecer em 8c+, ela ficará logo atrás de Laura Rogora, que em julho deste ano se tornou a primeira escaladora a chegar a esse nível à vista, com a via Ultimate Sacrifice (8c+), na França.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Comments are closed.