A atleta eslovena Janja Garnbret repetiu a sua performance em Tokyo e se tornou a campeã Olímpica de escalada novamente em Paris. Ela conquistou sua segunda medalha de ouro nos Jogos Olímpicos após vencer as competições de Boulder e Guiada e levar um susto. Entre os homens britânico Toby Roberts levou a melhor no combinado entre as modalidades Boulder e Guiada e se tornou campeão olímpico.
No último boulder na etapa final dessa competição, a atleta prendeu seu dedo e uma agarra e sentiu dor. “Eu estava realmente assustada porque meu dedo ficou preso entre dois buracos (de uma pegada) e eu não conseguia tirá-lo. Então, fiquei com medo de ter fraturado alguma coisa, e eu já havia fraturado exatamente esse dedo há dez anos. Eu estava com medo de fazer de novo, mas eu tinha tanta adrenalina que nem me importei. Eu disse a mim mesmo, ‘Eu não me importo se estou sem uma mão ou um dedo, eu vou lá e escalo a via. Não parece quebrado”, disse ela. “Posso movê-lo. Vou verificar quando voltar para a Eslovênia, mas acho que nada muito sério”, contou ela sobre o pensou no momento da competição.
Após a classificação no Boulder ela escalou a via da modalidade de guiada e garantiu sua segunda medalha olímpica dourada mesmo após ficar com a terceira melhor nota dessa etapa. Em segundo lugar ficou a estadunidense Brooke Raboutou e em terceiro lugar a atleta Jessica Pilz, da Áustria. As três comemoraram juntas o pódio. Outros dois nomes que se destacaram nos Jogos Olímpicos foi o da japonesa Ai Mori que conseguiu a melhor nota na final da modalidade de guiada e Oceania Mackenzie da Austrália que ficou em terceiro lugar no boulder.
Já na categoria masculina o pódio foi preenchido pelo britânico Toby Roberts ganhando ouro, o japonês Anraku Sorato prata e o austríaco Jakob Schubert bronze. Anraku terminou a etapa de boulder na frente de Roberts, porém na guiada caiu com uma pontuação inferior ao do colega e foi ultrapassado pelo britânico. Outros nomes que se destacaram nesses jogos foram Colin Duffy dos Estados Unidos que fechou a competição de boulder em segundo lugar, e Jakob Schubert da Áustria e Adam Ondra da República Tcheca que finalizaram a competição com a primeira e segunda colocação na guiada.