A atleta eslovena Janja Garnbret conquistou o primeiro lugar do pódio novamente na segunda etapa da Copa do Mundo de Dificuldade de Escalada de 2021 realizada nesse final de semana em Villars na Suíça. Assim a escaladora se reafirma como a favorita para ganhar a primeira medalha de ouro de escalada da história dos jogos olímpicos. Entretanto, outras três atletas da Eslovênia, Vita Lukan, Lucka Rakovec e Mia Krampl, também se destacaram e ficaram entre as finalistas dessa copa do mundo, o que mostra a força dos atletas de escalada desse pequeno país.
Todavia o pódio foi preenchido por Laura Rogora em segundo lugar e Natalia Grossman na terceira colocação. Já na categoria masculina, o americano Sean Bailey conquistou o primeiro lugar, acompanhado pelo alemão Alex Megos em segundo e Colin Duffy, também americano, em terceiro.
Provas de velocidade
Villars também recebeu a Copa do Mundo de Velocidade 2021. As finais dessa competição foram realizadas nessa sexta-feira 02/07. Assim a russa Ekaterina Barashchuk conquistou a primeira colocação com a marca de 7,30 segundos na final. Iuliia Kaplina também russa, ficou em segundo lugar seguida pela polonesa Patrycja Chudziak.
A americana Emma Hunt bateu o recorde entre as americanas de velocidade com a marca de 7 segundos e 19 milésimos durante a prova. Janja Garnbret também participou das provas de velocidade e ficou com a marca de 8,01 segundos, o que mostra que a melhor do mundo não é a mais rápida.
Entre os homens se destacaram: Veddriq Leonardo da Indonésia que conquistou o topo do pódio com a impressionante marca de 5.32 segundos; o russo Dmitrii Timofeev que ficou na segunda colocação após uma derrapada na saída de uma das provas; e Kiromal Katibin, também da Indonésia que ficou em terceiro lugar.
Veja a classificação completa divulgada pela Federação Internacional de Escalada Esportiva.