Jovem piloto de parapente falece após queda no Paraná

0

O jovem piloto de parapente, Samuel Alves de Proença, de 30 anos, faleceu após uma queda de cerca de 10 metros de altura em São Luís do Purunã, região metropolitana de Curitiba, em 27/10. Ele estava realizando um voo com um amigo quando ocorreu o acidente.

Equipes de socorristas atendendo a vítima no local. Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros do Paraná.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 14h e encontrou Proença ainda com vida. No entanto, ele sofreu uma parada cardio respiratória na ambulância. Os bombeiros realizaram manobras de reanimação cardio pulmonar por cerca de 50 minutos, infelizmente sem sucesso. Foram utilizados duas ambulâncias e um helicóptero na tentativa de salvar Proença.

Amigos e familiares de Proença prestaram homenagens ao jovem piloto nas redes sociais. O jovem será enterrado em 29/10 as 9h em Curitiba.

Para praticar o parapente com segurança, é fundamental fazer um curso ou treinamento de voo livre, onde se aprende sobre condições meteorológicas e técnicas para minimizar os riscos. Além disso, é importante escolher locais adequados para o voo, considerando fatores como segurança e condições climáticas.

Escolas de voo ensinam como tornar a atividade mais segura, no entanto, ainda assim há riscos. Foto: Henrique Boney / Wikimédia commons

A equipe AltaMontanha se solidariza com familiares e amigos por essa perda.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário