Um vídeo mostrando um terrível acidente em uma parede de escalada na Polônia viralizou na internet. Nele é possível ver um jovem de 22 anos escalando sem os equipamentos de proteção e caindo do topo da parede de Speed Climbing até o chão.
O acidente aconteceu no ginásio de Skarpa Hall, na cidade polonesa de Bytom, em 02/02. Aparentemente, a própria vítima coloca o seu celular para filmar o seu treino. Na sequência ele aparece tomando um gole de água e iniciando a subida sem prender a corda de segurança a sua cadeirinha.
Ao chegar ao topo da parede de 15 metros de altura, ainda sem perceber a falta do equipamento, ele se solta e cai direto no chão. As equipes de socorro foram acionadas imediatamente e o encaminharam para o hospital de helicóptero. O jovem estava consciente no momento do resgate e seu estado atual é estável. Especula-se que tenha sofrido apenas uma fratura na pélvis.
Segundo nota da academia, o escalador era experiente e estava treinando para uma competição.
Segurança no Speed Climbing
O ginásio onde aconteceu o acidente conta com equipamentos de auto-segurança ( Auto-Belay). Ou seja, uma máquina recolhe a corda enquanto o escalador sobe a parede e quando ele se solta, esse aparelho o baixa com segurança até o chão.
Esse equipamento é o mesmo utilizado em competições de escalada de velocidade do mundo todo. Todavia, é preciso que o escalador se prenda a ele antes de iniciar a subida. Algumas academias colocam uma espécie de bandeira triangular com cores chamativas e avisos no início da via de speed climb para que nenhum usuário esqueça de se prender.
Essa academia possui essas bandeiras de advertência, porém no vídeo do acidente não é possível vê-la. Possivelmente alguém, ou a própria vítima esqueceu de prender ela ao equipamento após o uso.
1 comentário
gente raíz é assim, EPI pra quê ?