Jovem sobrevive após terrível queda em parede de escalada de velocidade

1

Um vídeo mostrando um terrível acidente em uma parede de escalada na Polônia viralizou na internet. Nele é possível ver um jovem de 22 anos escalando sem os equipamentos de proteção e caindo do topo da parede de Speed Climbing até o chão.

O acidente aconteceu no ginásio de Skarpa Hall, na cidade polonesa de Bytom, em 02/02. Aparentemente, a própria vítima coloca o seu celular para filmar o seu treino. Na sequência ele aparece tomando um gole de água e iniciando a subida sem prender a corda de segurança a sua cadeirinha.

O vídeo mostra o momento da queda.

Ao chegar ao topo da parede de 15 metros de altura, ainda sem perceber a falta do equipamento, ele se solta e cai direto no chão. As equipes de socorro foram acionadas imediatamente e o encaminharam para o hospital de helicóptero. O jovem estava consciente no momento do resgate e seu estado atual é estável. Especula-se que tenha sofrido apenas uma fratura na pélvis.

Segundo nota da academia, o escalador era experiente e estava treinando para uma competição.

Segurança no Speed Climbing

O ginásio onde aconteceu o acidente conta com equipamentos de auto-segurança ( Auto-Belay). Ou seja, uma máquina recolhe a corda enquanto o escalador sobe a parede e quando ele se solta, esse aparelho o baixa com segurança até o chão.

Esse equipamento é o mesmo utilizado em competições de escalada de velocidade do mundo todo. Todavia, é preciso que o escalador se prenda a ele antes de iniciar a subida. Algumas academias colocam uma espécie de bandeira triangular com cores chamativas e avisos no início da via de speed climb para que nenhum usuário esqueça de se prender.

Modelo de aviso de segurança encontrada nos ginásios.

Os avisos de segurança do ginásio. Foto: Sparka

Essa academia possui essas bandeiras de advertência, porém no vídeo do acidente não é possível vê-la. Possivelmente alguém, ou a própria vítima esqueceu de prender ela ao equipamento após o uso.

 

 

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

1 comentário

Deixe seu comentário