Kami Rita Sherpa é a pessoa que mais escalou o Everest no mundo. Na última terça-feira (23/05), ele chegou ao cume da montanha mais alta do mundo pela 28ª vez. Assim ele bateu o seu próprio recorde conquistado na semana passada por ter escalado 27 vezes essa montanha.
O montanhista nepalês esta com 53 anos de idade e possui mais de duas décadas de experiência em montanhas de altitude no Himalaia. A sua primeira escalada no Everest foi em 1994 quando acompanhou uma expedição comercial. “Há muitos recordes sendo quebrados hoje em dia. As pessoas pensam que quebrar recordes é a única coisa que importa, mas para mim nunca foi sobre recordes. No começo era minha necessidade de ganhar a vida e quando o tempo passou, escalar se tornou minha paixão, eu apenas segui o fluxo e não percebi que eu estava fazendo um registro histórico. Depois de tudo isto, ainda sinto e tenho a escalada como a minha paixão. E eu também desejo aos outros alpinistas tudo de bom por seus recordes”, contou o montanhista em seu Instagran.
Ele também agradeceu o apoio dos seus familiares e de seus parceiros de escalada em suas jornadas. E contou que as últimas subidas foram intensas e cansativas, mas que está feliz por poder ajudar outras pessoas a chegarem ao cume do Everest e depois voltarem para suas casas em segurança.
“Essa jornada me ensinou lições valiosas sobre resiliência, determinação e o poder do espírito humano. Isso me lembrou que tudo é possível quando você se cerca das pessoas certas e acredita em si mesmo de todo o coração”, declarou.
Outros recordes
Kami Rita é seguido de perto por Pasang Dawa Sherpa, de 46 anos, que na segunda-feira (22/05) realizou a sua 27ª escalada ao Everest. Ambos subiram a montanha mais alta do mundo duas vezes nessa temporada. Kami Rita foi recebido como um herói em Kathmandu e disse que pretende continuar escalando. “Se minha saúde permitir, continuarei [escalando]no ano que vem”, disse ele a repórteres em nepalês.
Já entre os alpinistas estrangeiros, o britânico Kenton Cool guarda o maior número de subidas no Everest. Assim, ele escalou a montanha 17 vezes. Já o ex-soldado Gorkha, Hari Budha Magar, se tornou o primeiro amputado duplo acima do joelho a escalar o Monte Everest. No entanto, até o momento centenas de montnahistas chegaram ao cume do Everest nessa temporada. Infelizmente, também foram registradas 11 mortes e 3 montanhistas estão desaparecidos.