O Ecoturismo é uma atividade em crescimento no Brasil e precisa de estudos científicos para saber seu impacto tanto na economia, quanto no meio ambiente que é onde se pratica. Para tanto, a Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBEcotur) está lançando uma revista eletrônica sobre estudos científicos.
O objetivo da revista é publicar artigos inéditos de caráter científico, em português, espanhol e inglês, para atender diferentes profissionais diante dos vários contextos de estudos e pesquisas em Ecoturismo e atividades afins, contribuindo para a difusão, diálogo e intercâmbio de conhecimentos teóricos ou aplicados, bem como para a formação de redes. Propõem-se a promover um amplo debate entre o poder público e privado, as operadoras, as agências, ONGs e instituições de ensino e pesquisa, principalmente no que tange a aplicação do planejamento e manejo do Ecoturismo voltado a práticas de mínimo impacto.
Contudo é uma grande chance de aproximar as atividades em montanha com a academia, um convite à estudantes e professores de diversas áreas que tem como objeto de estudo a montanha.
A revista será organizada nos seguintes eixos temáticos:
Eixo 1 – ECOTURISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Eixo 2 – PLANEJAMENTO E GESTÃO DO ECOTURISMO
Eixo 3 – MANEJO E CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS ATRAVÉS DO TURISMO SUSTENTÁVEL
Eixo 4 – ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ECOTURISMO NO BRASIL
Eixo 5 – ECOTURISMO DE BASE COMUNITÁRIA
O Ecoturismo é uma prática que precisa ser mais bem estudada e compreendida pois, apesar de já ser praticado há mais de cem anos (desde a criação dos primeiros parques nacionais no mundo: Yellowstone e Yosemite), só nos últimos anos do século XX se configurou como um fenômeno crescente e economicamente significativo.
Embora os , seus princípios e diretrizes estejam claramente estabelecidos e pareçam conceitualmente compreendidos pelos profissionais da área, na prática, o Ecoturismo carece ainda de uma visão estratégica, que promova seu desenvolvimento em nível nacional e internacional. Esta afirmação é especialmente verdadeira quando são analisados os projetos de desenvolvimento em implementação no Brasil e as dificuldades no planejamento e obtenção de resultados referentes aos compromissos com a Sustentabilidade.
Conheça e participe da Revista Brasileira de Ecoturismo