A ação faz parte do Programa Turismo nos Parques, que pretende oferecer melhor estrutura para os visitantes nos mais belos cenários naturais do Brasil. Estão previstos ainda para este ano novos editais em 11 parques nacionais, como Fernando de Noronha, Caparaó e Chapada dos Guimarães. As concessões serão oferecidas em concorrência pública no prazo de 60 dias. Na semana passada, o ministro já havia lançado o edital de concessão do Hotel das Paineiras, no Parque Nacional da Tijuca, no Rio.
O evento em Teresópolis teve início numa área ao ar livre na sede do parque. O diretor de Proteção Integral do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski, fez uma exposição técnica sobre o projeto de concessões para o setor turístico. Ele foi auxiliado pelos chefes dos parques de Itatiaia, Walter Behr, e Ernesto Viveiros de Castro, da Serra dos Órgãos.
Pouco depois, já no Teatro Municipal, na área urbana da cidade, o ministro Minc fez o lançamento oficial dos três editais de concessão. Estavam presentes o prefeito da cidade, secretários de Turismo dos municípios da região, representantes do Sebrae e do Teresopolis Convention Bureau e empresários interessados em operar os serviços nos parques.
SERRA DOS ÓRGÃOS No Parque Nacional da Serra dos Órgãos foram lançados quatro lotes de serviços nos municípios de Teresópolis, Petrópolis e Guapimirim. O primeiro lote inclui cobrança de ingresso e controle de visitantes e estacionamento, transporte interno, campings e abrigos de montanha, o segundo lote tem a Pousada e Restaurante Refúgio do Parque, outro lote prevê a operação da Casa do Montanhista, com esportes de aventura, como tirolesa, muro de escalada e circuito de arvorismo, e por último as lojas de souvenir cafeterias dos centros de visitantes nas três sedes do parque.
Os novos serviços atenderão tanto aos aventureiros que procuram as famosas trilhas e escaladas nas montanhas, como a travessia Petrópolis-Teresópolis, e ainda as famílias que procuram lazer nas belas cachoeiras e paisagens da região.
ITATIAIA No Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro parque nacional brasileiro, serão lançados dois lotes de concessão. Como passo inicial na estruturação da sede principal do parque, serão ofertados os serviços de transporte único, estacionamento, cobrança, lanchonete, cafeteria e loja do Centro de Visitantes. A parte alta, que protege o famoso Pico das Agulhas Negras, também será contemplada com a concessão do abrigo Rebouças, camping e a cobrança de ingressos. Os visitantes poderão se alojar dentro do parque, vivenciando mais intensamente o ambiente natural.
ABROLHOS O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos terá novas operadoras de mergulho, que oferecerão pacotes como mergulho autônomo nos recifes de coral com a maior riqueza marinha do Brasil, assim como trilhas para observação de aves nas ilhas do arquipélago.
Os novos serviços oferecidos devem consolidar os parques nacionais como principal destino de ecoturismo e turismo de aventura no país, oferecendo estrutura no nível dos mais famosos parques nacionais do mundo.
Na foto: Diretor do Parnaso, Ernesto Castro, Secretário de Turismo, Michel Al Odeh, Ministro do Turismo, Luis Barreto, Prefeito Jorge Mario, Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc e Secretário de Meio Ambiente, Flávio Castro, na inauguração do Programa Turismo no Parque.
Fonte: ICMbio