A gruta da Lapinha, localizada em Lagoa Santa MG, é um símbolos dos marcos da evolução da escalada no Estado de Minas Gerais. O local que abriga centenas de vias em calcário de excelente qualidade, foi o palco para a iniciação de pessoas que começaram a escalar na década de 1990.
A descoberta da Lapinha como local de escalada se deu através de pessoas que praticavam montanhismo e espeleologia na década de 90. Eles perceberam o potencial do local para fazer treinamentos de técnicas verticais e logo apareceram as primeiras vias de escalada.
Na época a Lapinha não era um parque estadual, mas sim municipal e o local não oferecia restrição alguma aos visitantes. A área externa da gruta acabou recebendo centenas de vias, que iam sendo conquistadas de acordo com a evolução do grau dos escaladores mineiros, ao ponto que foram abertas algumas das melhores vias de teto, negativo e grande agarras, em movimentos naturais que deixaria qualquer ginásio com inveja.
Os escaladores começaram a ser os maiores freqüentadores da Lapinha e nos finais de semana era comum ver o estacionamento lotado e gruta, propriamente dita, vazia.
Com a popularização, vieram os problemas, como barulho e lixo. Mesmo com as ações de limpeza voluntária promovidos pela AME (Associação Mineira de Escalada), não houve consenso e em 2002 a prefeitura de Lagoa Santa, através do decreto numero 307 tornou proibida a escalada na região, o que caiu como uma bomba para os escaladores locais, que começaram a procurar outros picos para abrir novas vias.
Porém, após sucessivas proibições de novos locais de escalada, como a Gruta do Baú, Gruta do Rei do Mato, Parque Estadual do Tabuleiro entre outros, houve uma grande comoção da comunidade de escaladores o que os levou a criar a FEMEMG e a lutar por seus direitos.
O fim da proibição na Gruta da Lapinha é apenas um capítulo na luta contra as proibições injustas nos parques de Minas, porém abre um importante procedente para que as demandas conservacionistas dos montanhistas e escaladores sejam levadas para outras Unidades de Conservação rever seu modelo de gestão e participação de planos de Manejo.
Projeto Piloto:
Na próxima terça feira (dia 22/03/11), a AME realizará uma reunião no ginásio Rokaz para responder às perguntas que virão sobre a visitação e prática da escalada na Lapinha. Para participar apenas compareça ao ginásio.
Onde: Rokaz – Rua Antônio de Albuquerque 189 Funcionários – Belo Horizonte
Quando: terça-feira (dia 22/03) as 21:00
Assunto:
 , Quais dias e horários poderei escalar na Lapinha?
 , Quais as áreas estarão abertas e quais vias poderei escalar?
 , Vou ter que pagar para escalar na Lapinha?
 , Quantas pessoas por dia poderão escalar na Lapinha?
 , Vou poder abrir novas vias nos locais?
Veja mais:
:: Escaladas na Lapinha no Rumos: Navegação em Montanhas!
Fonte: Blog da Rokaz