Laura Rogora entra para a história com primeira ascensão feminina à vista de uma via 8c+

0

A italiana Laura Rogora fez história na escalada esportiva ao realizar a primeira ascensão feminina à vista de uma via graduada em 8c+ (11b na graduação brasileira),  a “Ultimate Sacrifice”, localizada no setor Deversé Satanique das Gorges du Loup, na França.

Laura escalando a via Ultimate Sacrifice. Foto: Niccolò Pieri

Aproveitando uma folguinha nas competições, Laura teve uma sequência impressionante de conquistas na rocha, acumulando nos últimos dias quatro vias de 9° grau (12a Br), um 8c (11a Br) e o histórico 8c+ à vista. Ou seja, escalado na primeira tentativa, sem quedas e sem ter visto ninguém escalar a via antes. Duas dessas cadenas aconteceram no mesmo dia, evidenciando o quanto a atleta estava inspirada.

Na comunidade da escalada, uma ascensão à vista é considerada um dos maiores feitos técnicos possíveis, demonstrando domínio do grau. Com essa conquista, Laura superou nomes de peso como Janja Garnbret e Chaehyun Seo, que já haviam realizado vias 8c à vista, e se tornou a primeira mulher do mundo a atingir o 8c+ .

“Que dia!”, comemorou Laura nas redes sociais. “Sem dúvida, meu melhor dia de escalada! Um enorme agradecimento a Claudia Ghisolfi, Niccolò Pieri e Martina De Preto por todo o apoio, métodos e infinitas manobras de segurança nos últimos dias. E, claro, um grande abraço a Alessandro Marrocchi: seu treinamento está claramente dando resultados na rocha também!”

A italiana vem de uma excelente fase também nas competições: terminou recentemente em segundo lugar na etapa de Madri da Copa do Mundo de Dificuldade e ocupa atualmente a terceira colocação no ranking geral.

O caminho até o topo

Laura já vinha demonstrando seu domínio nas últimas semanas, com uma impressionante sequência no Gorges du Loup: três vias 9a+ (12a BR) e um 8c flash, estilo em que o escalador recebe informações sobre a via antes de tentar.

Laura também encadenou outros novos graus. Foto: Niccolò Pieri

Sua trajetória com cadenas à vista também já era sólida. Ela conquistou seu primeiro 8c à vista em 2023, com a via Ajo Crudo em Cícera (Espanha), e repetiu o feito em 2024 com Spanish Caravan, no Verdon. Em 2025, havia escalado também American Hustle (8c) à vista em Oliana.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Comments are closed.