A italiana Laura Rogora fez história na escalada esportiva ao realizar a primeira ascensão feminina à vista de uma via graduada em 8c+ (11b na graduação brasileira), a “Ultimate Sacrifice”, localizada no setor Deversé Satanique das Gorges du Loup, na França.
Aproveitando uma folguinha nas competições, Laura teve uma sequência impressionante de conquistas na rocha, acumulando nos últimos dias quatro vias de 9° grau (12a Br), um 8c (11a Br) e o histórico 8c+ à vista. Ou seja, escalado na primeira tentativa, sem quedas e sem ter visto ninguém escalar a via antes. Duas dessas cadenas aconteceram no mesmo dia, evidenciando o quanto a atleta estava inspirada.
Na comunidade da escalada, uma ascensão à vista é considerada um dos maiores feitos técnicos possíveis, demonstrando domínio do grau. Com essa conquista, Laura superou nomes de peso como Janja Garnbret e Chaehyun Seo, que já haviam realizado vias 8c à vista, e se tornou a primeira mulher do mundo a atingir o 8c+ .
“Que dia!”, comemorou Laura nas redes sociais. “Sem dúvida, meu melhor dia de escalada! Um enorme agradecimento a Claudia Ghisolfi, Niccolò Pieri e Martina De Preto por todo o apoio, métodos e infinitas manobras de segurança nos últimos dias. E, claro, um grande abraço a Alessandro Marrocchi: seu treinamento está claramente dando resultados na rocha também!”
A italiana vem de uma excelente fase também nas competições: terminou recentemente em segundo lugar na etapa de Madri da Copa do Mundo de Dificuldade e ocupa atualmente a terceira colocação no ranking geral.
O caminho até o topo
Laura já vinha demonstrando seu domínio nas últimas semanas, com uma impressionante sequência no Gorges du Loup: três vias 9a+ (12a BR) e um 8c flash, estilo em que o escalador recebe informações sobre a via antes de tentar.
Sua trajetória com cadenas à vista também já era sólida. Ela conquistou seu primeiro 8c à vista em 2023, com a via Ajo Crudo em Cícera (Espanha), e repetiu o feito em 2024 com Spanish Caravan, no Verdon. Em 2025, havia escalado também American Hustle (8c) à vista em Oliana.