Legendários realizam desafio em Curitiba; entenda o que é esse movimento

0

Fundado na Guatemala em 2015, o Movimento Legendários reúne homens de diversas religiões para uma experiência desafiadora que combina aventura na natureza e espiritualidade. O objetivo é a transformação de seus membros, que enfrentam um desafio para encontrar a melhor versão de si mesmos.

Os integrantes do Movimento usam uma farda laranja como uniforme. Foto: Carlos Costa

O primeiro evento do grupo no Brasil foi realizado em 2018, em Santa Catarina, no Vale Europeu. Desde então, o movimento tem promovido desafios em várias regiões do país. Além de incentivar a prática de exercícios físicos e montanhismo, também realiza ações sociais, como a reconstrução de casas e o apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, em maio de 2024.

O desafio

De acordo com Fernando Tortelli, o grupo comemorará cinco anos da chegada dos Legendários em Curitiba em novembro. Assim, o desafio TOP 844, marcado para os dias 14 a 17 de novembro, também será uma forma de celebrar essa data com a participação de membros que estiveram no primeiro evento realizado na cidade.

Neste desafio, cerca de 450 novos inscritos deverão passar 72 horas em uma montanha, longe da civilização e com comunicação restrita. O objetivo é sair da zona de conforto e se desconectar da rotina para testar os limites físicos, espirituais e psicológicos, promovendo, assim, a transformação pessoal.

Durante o desfio o grupo participa de diversas atividades. Foto: Divulgação @legendarioscuritiba

Para participar do desafio, além de preparo físico, é importante ter alguns equipamentos de camping, como barraca, saco de dormir e roupas impermeáveis, que garantirão mais segurança ao participante durante esse final de semana.

Com origem na Igreja Casa de Dios, atualmente o movimento não está diretamente ligado a nenhuma igreja ou religião, mas mantém a fé cristã como pilar. “Qualquer homem acima de 18 anos pode ser Legendário. Nosso foco é proporcionar um momento, um encontro com Deus. Então, tiramos o Legendário da cidade e o levamos para uma montanha, para que ele tenha esse encontro pessoal com Deus”, explica Tortelli.

Os Legendários também tem momentos de oração. Foto: @legendarioscuritiba

Hoje, o movimento está presente em 14 países e conta com cerca de 80.000 integrantes. Segundo levantamento feito em abril, no Brasil, há aproximadamente 14,3 mil Legendários, e é o país com o maior número de membros atualmente.

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário