Leki, uma história de inovação e qualidade em bastões de caminhada

0

A história da Leki começou nos anos pós-guerra na Alemanha, mais especificamente em 1948, quando Karl e Gertrud Lenhart fundaram a empresa de torneamento de madeira Karl Lenhart Plastik + Metall. Inicialmente, a empresa produzia letras de madeira para padarias e açougues.

O início da Karl Lenhart Plastik + Metall. Foto: Divulgação Leki

No início dos anos 60, Karl Lenhart, que era esquiador, decidiu desenvolver e fabricar seus próprios bastões de esqui, uma vez que estava insatisfeito com os produtos disponíveis no mercado da época feito com bambu e fitas de couro. Ele desenvolveu bastões com eixos compostos de fibra de vidro, tornando-se a primeira empresa a utilizar esse material na fabricação de bastões.

Karl Lenhart o “inventor” do bastão de trekking. Foto Divulgação Leki.

A marca passou a produzir produtos inovadores e de qualidade. Foto: Divulgação Leki.

Lenhart também tinha experiência na construção de aeronaves e sabia como processar alumínio e compostos. Assim, ele utilizou essas matérias-primas para fabricar seus primeiros bastões de esqui e os lançou no mercado em 1970 sob o nome LEKI, uma junção do sobrenome da família com o nome da cidade sede da empresa, Kirchheim.

Bastões para caminhada

Com o sucesso de seus bastões para esqui alpino, Lenhart logo passou a produzir bastões para esqui cross-country. Em 1974, a marca passou a se dedicar também aos equipamentos para caminhada e lançou o primeiro bastão de trekking ajustável do mundo, o LEKI MAKALU, que atualmente esse é um dos principais modelos da marca.

Dez anos depois, a pequena fábrica, que contava com apenas 11 funcionários, foi herdada por Klaus Lenhart, que iniciou a transformação da empresa em uma grande marca com alcance global. Em 1993, começou a construção de uma nova sede em Tachov, na República Tcheca, onde todos os produtos da marca passaram a ser fabricados a partir dos anos 2000.

Klaus Lenhart dando seguimento a marca sempre presando pela qualidade e inovação de seus produtos. Foto: Divulgação Leki.

OTrigger System unindo luva e bstão. Foto: Divulgação Leki

Apesar do crescimento, os proprietários da marca mantiveram o foco na qualidade dos materiais e na inovação para tornar seus produtos ainda melhores. Em 1998, a marca patenteou o Trigger System, um sistema que combina o bastão de esqui e a luva de forma única. A partir daí, a Leki também passou a fabricar suas primeiras luvas.

Seguindo o caminho da inovação, em 2013, a marca lançou o primeiro bastão de caminhada dobrável, com embalagem compacta, peso reduzido e manuseio simples.

Os atuais bastões seguem esse modelo. Foto: Divulgação Leki.

Ao todo, a Leki possui mais de 250 inovações patenteadas, sempre utilizando os processos mais modernos e ecologicamente corretos. Entre elas estão a Manga de montagem “LEKIFIX” para cestos de esqui, a ponta flexível, a ponta anti-choque, os primeiros punhos CorTec e o sistema de gatilho.

Alguns sistemas inovadores disponíveis no Brasil

Também pertence a marca os bastões com o sistema Trail Shark, em que é possível encaixar a malha Shark Frame Strap, como uma luva. Esse sistema favorece na distribuição de forças durante a caminhada e é mais confortável que os bastões apenas com fitas. Além disso esse sistema permite que a empunhadura se adapte de acordo com a necessidade da inclinação do terreno.

Para os amantes das tecnologias ultralight o Bastão de Caminhada Dobrável Neotrail FX.One Superlite possui apenas 131 gramas. Além disso, o carbono utilizado nele possui HRC máximo, tratamento térmico para alcançar máxima dureza, proporcionando alta resistência em comparação a outros modelos de carbono.

Além dos bastões a marca também possui assessórios como a Mochila LEKI Trail Running Quiver Vest, que é a escolha perfeita para corredores que buscam leveza, respirabilidade e conforto em suas aventuras.

Novos materiais e o uso pioneiro do Cânhamo.

Assim como no início da marca, seus fundadores apostaram em materiais inovadores. Os líderes da Leki atualmente também buscam novas tecnologias para tornar seus produtos mais eficientes, duráveis e ecologicamente corretos. A Leki foi a primeira marca a utilizar fibra de cânhamo junto com alumínio na fabricação de bastões. Em parceria com o Instituto Alemão de Pesquisa Têxtil e de Fibras (DITF), a marca desenvolveu um estudo para reduzir o teor de alumínio nos eixos utilizando o cânhamo, um material natural e renovável.

No modelo Hemp One Vario, os eixos da Leki são feitos de uma mistura de cânhamo e resina. Com isso, a marca conseguiu substituir cerca de 80% do material do eixo por fibras de cânhamo. O cabo, a placa e a tira também são feitos de materiais naturais.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário