A família de Lacedelli, que tinha 83 anos, dissse que ele nunca se recuperou de uma cirurgia de coração, que ele realizou no meio do ano. Lino faleceu 6 meses após Achille Compagnolli, seu parceiro na bem sucedida escalada ao K2 em 1954.
Ambos, Lacedelli e Compagnoni, que morreu no dia 13 de Maio deste ano, com 94 anos, nunca admitiram qual dos dois foi oficialmente o primeiro a atingir o cume do K2, afim de de evitar o preciosismo do “primeiro”.
O alpinista italiano Reinhold Messner disse que Lacedelli foi um montanhista notável e que ajudou a Itália a recuperar sua alto estima depois da devastadora e humilhante Segunda Guerra Mundial.
“Lino Lacedelli vai ficar na história não só como o conquistador do K2 com Achille Compagnoni, mas também como um dos maiores alpinistas (sempre)” Disse Messner sobre o montanhista. “Lacedelli contribuiu para a reconstrução psicológica do povo italiano depois da segunda Guerra” ele adicionou.
Por sua façanha de superar o K2, Lacedelli foi nomeado Cavaleiro da Grande Cruz em 2005 e recebeu a Medalha de Ouro para o Valor Civil em 1954.
Fonte: The Telegraph