Nas comemorações dos 70 anos de criação, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos recebeu mais um presente. O livro Parque Nacional da Serra dos Órgãos: Guia de trilhas, cachoeiras e montanhas, de Waldyr Neto e Ernesto Viveiros de Castro, mostra que a unidade de conservação tem muito mais a oferecer do que o Dedo de Deus e a travessia Petrópolis-Teresópolis.
São 43 roteiros no Parque e nas vizinhanças, que incluem atrativos históricos, cachoeiras, poços, trilhas auto guiadas e uma seleção de trilhas e escaladas nas montanhas da Serra. O livro traz também informações sobre a história e a excepcional biodiversidade da região, além de dicas de conduta consciente e normas do Parque.
O montanhista e autor Waldyr Neto destaca que as 256 páginas do guia trazem centenas de fotos e mapas coloridos e informações sobre cada trilha. Os roteiros são descritos em detalhes e informações sobre tempo, distância, esforço, dificuldades técnicas e de orientação permitem escolher os roteiros mais adequados para cada visitante, tornando a visita ao parque mais proveitosa e segura.
Um dos autores do livro, o biólogo e chefe do parque, Ernesto Viveiros de Castro, ressalta a importância da iniciativa. No Brasil temos pouquíssima informação disponível sobre as atividades em ambientes naturais. O guia traz não só informações sobre os caminhos para cada atrativo, mas orientações sobre conduta consciente e riscos em ambientes naturais. Com as informações do livro, o visitante curte mais a visita, causa menos impacto e tem mais segurança. Visitante informado é visitante consciente.
Serviço:
O livro Parque Nacional da Serra dos Órgãos: Guia de trilhas, cachoeiras e montanhas custa R$ 40 e pode ser adquirido nas lojas do parque, em livrarias e lojas especializadas em montanhismo ou encomendados através do e-mail [email protected].
Veja mais:
PARNASO: 70 anos de história
Fonte: ICMbio