Uma loja de conveniência no Parque Geológico Nacional Shiniuzhai, na província de Hunan na China, chamou a atenção do público na Internet após ser fotografada por uma jovem turista. Isso porque a loja que vende água, bebidas e até lanches está pendurada em um penhasco a cerca de 120 metros de altura ao lado da via Ferrata que leva ao cume de uma montanha.
A loja foi instalada no local em 2018 e é formada por uma espécie de caixa de madeira onde só cabe um funcionário por vez. Quando o parque está aberto, um funcionário escala até lá para atender os clientes. No entanto, a loja é reabastecida com a ajuda de uma tirolesa.
Segundo a CCTV, televisão estatal da China, a loja vende os produtos a baixo custo e o objetivo é melhorar a experiência dos visitantes aventureiros do parque. Uma garrafa de água custa cerca de 2 yuans, o que daria cerca de um real e cinquenta centavos. “A loja não rende muito dinheiro, mas os turistas ficam muito gratos por isso, por isso todos sentimos que o nosso trabalho é muito significativo”, disse um funcionário em entrevista a TV.
“O único problema é ter que usar o banheiro. É cansativo ter que descer e subir novamente para usar o banheiro, então tentamos não beber muita água”, completou.
Além das belezas naturais, o parque também abriga outras estruturas inusitadas como uma ponte de vidro, suspensa a 180 metros de altura, com mais de 300 metros de comprimento que liga uma montanha a outra.
Empreendedorismo das alturas
A inovação e o empreendedorismo na montanha não é exclusividade dos chineses. No Brasil, também pode ser encontrados lojas no cume do Pão de Açucar. Ou vendedores ambulantes na Pedra da Gávea no Rio de Janeiro. Lá é possível se refrescar da caminhada com um delicioso refresco gelado graças a trabalhadores que prestam esse serviço e carregam as mercadorias até um pedaço da trilha.