A cidade perdida de Machu Picchu, um dos locais mais famosos do Peru, foi fechada no último sábado, 21/01, devido aos protestos que vem ocorrendo no país desde dezembro. De acordo com o Ministério da Cultura, a ação visa proteger os turistas e o patrimônio histórico.
A medida foi tomada após manifestantes bloquearem parte da estrada de ferro que leva até Machu Picchu. Além de danificar a ferrovia, os protestos fizeram com que 418 turistas, sendo 148 estrangeiros, ficassem presos na antiga cidade Inca e arredores. Todavia, todos eles foram resgatados e levados até Cusco em segurança.
Essa é a segunda vez que isso acontece. Em 14/12 do último ano, outro bloqueio na mesma linha férrea também deixou centenas de turistas presos. Machu Picchu está encravada em meio as montanhas a cerca de 110km de Cusco, um dos epicentros da revolta popular que atinge principalmente a região sul do país.
::Leia também: Inverno é a época para conhecer Machu Picchu!
Os protestos pedem a renúncia da atual presidente, Dina Boluarte, que assumiu após o presidente anterior, Pedro Castilho, ser detido sob a acusação de tentativa de golpe, rebelião e conspiração em 07/12. Infelizmente, os protestos tem desencadeado confrontos violentos que já resultaram em mais de 50 mortos desde dezembro de 2022.