Maior caverna de gelo do planeta fica no alto de montanha na Áustria

0

Formação rochosa tem milhões de anos e está a 1.700 metros de altitude. Para chegar, é preciso pegar teleférico e enfrentar temperaturas abaixo de zero.

Eisriesenwelt, que em alemão significa “Terra dos Gigantes de gelo”, é a maior formação de cavernas de gelo do mundo, localizada em Werfen, na Áustria. Possui aproximadamente 42 km, mas apenas 1 quilometro está aberto aos visitantes.
 
Escondida no alto dos Alpes austríacos, a Caverna de Gelo de Eisriesenwelt é um espetáculo natural impressionante. Suas formações rochosas de gelo se formaram pelas baixas temperaturas e pelas correntes de água que penetram na montanha.
 
A caverna de Eisriesenwelt foi criada pelas águas do Rio Salzach que passava por dentro desta montanha ao longo de mais de 100 milhões de anos, escavando com a água e provocando assim rachaduras, fendas e pequeno lagos.
 
Descoberta em 1879 pelo cientista Anton Posselt, somente em 1920 tornou-se atração turística, quando foi criada uma rota pela montanha para os exploradores, o que a tornou popular. Hoje, recebe mais de 200 mil visitantes por ano.
 
A caverna é um monumento nacional e só pode ser explorada por guias autorizados, por isso, os passeios são feitos por guias especializados que explicam ao longo do percurso as diferentes formações e contam a história geológica da gruta e o seu descobrimento.
 
O acesso até a caverna é feito em etapas. Primeiro é necessário uma caminhada de cerca de 20 minutos do estacionamento até o teleférico. A segunda parte do trajeto é feito de teleférico, que demora cerca de 3 minutos para levar os turistas até o topo da montanha onde está Dr. OEDL-Haus, a tradicional cabana de montanha, situada a 1574m acima do nível do mar. E a terceira e última etapa, mais uma caminhadas de 20 minutos em uma pequena estrada encrustada nas rochas da montanha.
 
Tanto a caminhada quanto as dimensões são de tirar o fôlego, mas a beleza da caverna recompensa o esforço. Para as pessoas que tem medo de altura é possível evitar o teleférico e fazer o trajeto em 90 minutos de caminhada. 
 
A entrada de Eisriesenwelt é enorme, e pode ser vista de longe, pois possui 20 metros de largura por 18 de altura, localizada a 1000 metros de altitude. Apesar do frio que faz lá dentro – a temperatura média no verão é de zero grau – o passeio é imperdível. Com derretimento da neve na primavera, a água se infiltra entre as fendas no interior da caverna e formas esculturas e colunas gelo. As paredes são esculpidas pelo vento gelado que penetra por inúmeras aberturas, formando cascatas de gelo e por colunas que se modificada a cada ano. 
 
Durante o inverno, as cavernas criam um efeito chaminé que mantém o gelo, já durante o verão, a temperatura aumenta um pouco e derrete o gelo. No entanto, quando a estação muda novamente e frio das montanhas retorna, o gelo se recupera. Este incrível espetáculo muda conforme o tempo, modificando sua aparência, por isso, é um atrativo em constante mudança.
 
Como as cavernas não estão iluminadas, cada um dos visitantes recebe uma lanterna ou lâmpadas de magnésio que geram pouco calor e não causa danos à temperatura do local. As vistas mais espetaculares são iluminadas com fita de magnésio. Depois é necessário subir uma escadaria de 134 metros, de onde já é possível admirar lindas formações de estalactites e esculturas de gelo de grande efeito.
 
O passeio brinda a oportunidade de ver formações de gelo surpreendentes, como o Órgão de gelo e Castelo de Hymir. O destaque fica para o Palácio de Gelo, um enorme salão de 400 metros de profundidade que hipnotiza os visitantes, seu paredão de gelo de 25 metros impressiona. No verão, o derretimento do gelo produz um novo espetáculo, formando lagoas e cascatas.
 
Embora seja a maior caverna de gelo do mundo, apenas o primeiro quilômetro da caverna, onde são feitos os tours, é coberta de gelo. O restante é coberto de calcário.
 
 
Como chegar:
 
Eisriesenwelt está localizado a cerca de 40 quilômetros ao sul de Salzburgo, na pequena cidade chamada Werfen. Para chegar até as cavernas com transportes públicos é necessário ir até Salzburg Hauptbahnhof e comprar um bilhete para Werfen. A partir daí, pegar um ônibus até o estacionamento Eisriesenwelt. Do estacionamento, andar cerca de 20 minutos para o Hütte Wimmer, para pegar o teleférico. E depois mais 20 minutos de caminhada.
 
Outra maneira é comprar o passeio oferecido pelas agências de turismo que sai desde Salzburgo e inclui transporte de ida e volta, guia turístico e entrada na caverna.
 
Horário de funcionamento:
 
Maio e Junho das 9:00 às 15:30h. Julho e Agosto das 9:00 às 16:30h. Setembro e Outubro das 9:00 às 15:30h.
 
Importante:
 
» As cavernas estarão abertas apenas entre Maio e final de Outubro.
» O tour tem uma duração de 75 minutos.
» Filmagem e fotografia são proibidas.
» Reserve de 3 a 4 horas para a visita.
» É indicado caçado confortável, além de camadas de roupa, porque mesmo no verão as temperaturas no resto caverna ficam abaixo de zero.
 
» Site oficial: www.eisriesenwelt.at
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário