Trata-se de uma junção das vias Transamazônica, 10a, com o final da via História Sem Fim através de uma diagonal, que também deve ser 10a, criando a via mais longa da falésia, com mais de 100 movimentos de continuidade.
O provável primeiro 11a brasileiro é a via Disciplina não ter Jedi não será, que fica na Gruta da Terceira Légua em Caxias do Sul RS, encadenada por Vini Tordera em 2006. Acontece que como ela não teve uma repetição, não dá para afirmar se é ou não o grau sugerido.
A primeira via com este grau confirmada no Brasil é a Cabra da Peste, que teve o First Accent realizado por Felipe Camargo no passado, que sugeriu 10c. Mais tarde a via foi encadenada por Jean Ouriques, Eduardo Barão e Pedro Raphael Doença de Brasília, que chegaram ao consenso de que a via era mais difícil.
A Trasamazônica sem Fim precisará de pelo menos mais duas cadenas e o consenso para ser, de fato, considerada o grau sugerido. Lucas “Jah” sugeriu o grau 11a para a via depois de analisar o nível de dificuldade e exigência da via. Ele chegou a conclusão de que outro projeto recém encadenado por ele também pode ter a mesma cotação, trata-se da via “Paz nos mundos com certeza“, que também continua sem repetição.
Fonte: 8a.nu, Loucos de Preda e Escalada Café