Mais um escalador falece no Fitz Roy nessa temporada

0

O maciço do Cerro Fitz Roy com suas desafiadoras e belas paredes de granito atrai muitos escaladores nos meses de verão. Essa é a época ideal para escalar nessa região, que possui um clima muito instável e frio. No entanto, esse ano uma estatística cruel esta marcando a temporada em El Chaltén, cidade mais próxima a essa montanha.

Mais um escalador faleceu, e outros dois precisaram ser resgatados enquanto rapelavam a face norte do Fitz Roy. Uma equipe de resgate com 15 integrantes se deslocou até o local para retirar os feridos da montanha. “Agora está saindo o primeiro grupo, entre os Parques Nacionais e a Comissão de Socorro, com cerca de quinze pessoas; e já estamos montando os outros grupos para as outras transferências”, disse a médica, Carolina Codó, diretora da Comissão de Socorro El Chaltén.

Maciço do Fitz Roy em El Chatén.

De acordo com informações, esse acidente aconteceu na Brecha de los Italianos, uma canaleta com cerca de 300 metros coberta com muita neve e gelo. Uma das vitimas sofreu uma fratura na perna e não consegue se deslocar sozinho. A identidade dos três escaladores não foi revelada até o momento.

Esse foi o terceiro acidente fatal em menos de dois meses. Em 06/01, o guia alemão Robert Grasegger perdeu a vida em uma avalanche. Já em 28/01 o experiente alpinista italiano, Corrado “Korra” Pesce, também não conseguiu sobreviver a uma nova avalanche no Cerro Torre.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário