Mais um parque Nacional é criado na Serra do Mar paranaense

0

O Dia Mundial do Meio Ambiente, foi a data escolhida para a assinatura do decreto que cria o Parque Nacional do Guaricana, uma imensa Unidade de Conservação de 45 mil hectares na Serra do Mar.

Esta área é maior que Curitiba, que ocupa 38 mil hectares. O parque tem uma das maiores áreas contínuas de Mata Atlântica bem preservada do País. “Removemos todos os obstáculos para que o governo federal finalmente decretasse sua criação e em reunião em Brasília na semana passada obtivemos a confirmação da área”, afirma o secretário estadual do Meio Ambiente, Antonio Caetano de Paula Jr.
 
A área do parque é repleta de Araucárias e fica entre as rodovias BRs 277 e 376, nos municípios de São José dos Pinhais, Morretes e Guaratuba. “O processo de criação do Parque Nacional Guaricana começou há cinco anos, com a participação de toda a sociedade, prefeituras e entidades ambientalistas”, através de consultas públicas onde entidades do montanhismo, como a FEPAM, esteve presente.
 
O parque fica próximo a outras unidades de conservação, como o Parque Nacional Saint Hillaire-Lange, e vai compor um mosaico de estímulo à conservação da biodiversidade no Paraná, com áreas que facilitam a troca genética entre as espécies e com grande incidência de mamíferos como a jaguatirica e o puma, que precisam de vastas extensões de florestas para sobreviver. “A região do Guaricana é rica em biodiversidade, com muitas espécies endêmicas de fauna e flora, que só ocorrem na Mata Atlântica, além de ser habitat de muitas espécies ameaçadas de extinção”, explica Antonio Caetano de Paula Jr.
 
O secretário destaca que o parque tem grande potencial de visitação, pois fica a 50 quilômetros de Curitiba, com acesso por rodovias duplicadas e atrativos como dezenas de cachoeiras, montanhas para escaladas e o tradicional Caminho do Arraial, que liga a capital paranaense ao Litoral desde o Período Colonial.
 
O Guaricana é o sexto parque nacional e a décima quinta unidade federal de conservação no Paraná. Nessas áreas de proteção integral, somente atividades de educação ambiental, pesquisa e turismo monitorado são permitidas. Na Serra do Mar, existem diversos outros parques, tanto nacionais, como estaduais. No entanto apenas o Parque Estadual do Marumbi tem alguma infra estrutura.
 
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário