Por Rodrigo Granzotto Peron
Manoel Morgado se tornou o 9º brasileiro a fazer cume no Everest. Ele chegou ao topo do mundo junto com sua esposa, a guatemalteca Andrea Cardona, que se tornou a 1ª mulher da América Central a fazer cume na montanha.
Além de Manoel e Andrea, o casal fez cume com Victor Saunders (5º cume no Everest) e com a expedição de Malta (primeiros malteses a culminarem o Everest).
Vamos esperar ele voltar a Kathmandu para sabermos de mais detalhes da escalada
Outros cumes latinoamericanos no Himalaia:
NELSON CARDONA (COLÔMBIA) e RAFAEL ÁVILA (COLÔMBIA)
Nelson consegue uma conquista histórica. Ele teve sua perna direita amputada e é assim o primeiro deficiente físico sulamericano a conquistar o cume do Everest, utilizando perna mecânica e com auxílio de uma grande equipe de compatriotas (ao todo 21 colombianos), dando logística à expedição.
JORGE SALAZÁR (MÉXICO)
Jorge escalou o Shishapangma Principal na companhia da pequena expedição espanhola de Juan Ramón de Madariaga, que colocou 5 pessoas no cume hoje (17 de maio).
Agora ficamos no aguardo:
Dos argentinos no Everest (são 7 alpinistas), dos bolivianos no Everest (são 2), dos mexicanos no Everest (são 7 alpinistas), dos chilenos no Dhaulagiri (são 4 alpinistas), Cleo Weidlich, que tenta Lhotse + Everest e também de Maximo Kausch que está no Cho Oyo.