Mariana Hanggi conquista ouro nos Jogos Sul Americanos da Juventude

0

A atleta da escalada, Mariana Hanggi, de Curitiba, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Sul Americanos da Juventude, em Rosário, na Argentina. O evento reuniu atletas de 26 modalidades esportivas de diferentes países da América Latina. Essa é a primeira vez que a escalada faz parte do evento.

Mariana Hanggi escalou bem e concentrada garantindo mais uma medalha de ouro em uma competição internacional. Foto: Beto Noval/COB

Além de Mariana, também participaram das competições de Boulder, os atletas João Felipe Barbosa e Luca Valentim. As provas qualificatórias começaram no último sábado, 30/04, pela manhã e Mariana foi a primeira atleta a escalar. Ela conseguiu 4 tops e 5 zonas na disputa e se classificou para as finais. Ela foi seguida por Zoe Garcia, da Argentina, que teve o mesmo número de tops e zonas, porém com uma tentativa a mais.

“Os boulders estavam bem distribuídos, com características diferentes. Consegui me encaixar bem em todos. Só não mandei o boulder 1, caí com a mão na última agarra, mas consegui fazer top nos outros quatro o que me deixou em primeiro lugar pra final amanhã. Agradeço a todos pela torcida e amanhã preciso de ainda mais!!! Quero muito o ouro e vou lutar muito por ele. Espero ser merecedora dessa conquista inédita”, disse Mariana em sua rede social.

As finais

Nas finais, Mariana e Zoe disputaram lado a lado cada um dos Boulders, sendo que Mariana possuía uma ligeira vantagem no número de tentativas. No entanto, a vitória só se confirmou no último Boulder, no qual a Argentina não conseguiu o top. Assim, como Mariana foi a última a competir, já entrou na prova com a medalha garantida e mesmo sem o Top, conseguiu a primeira colocação.

Assim ela se tornou a primeira brasileira a conquistar medalha em um evento multiesportivo. A atleta agradeceu a todos que torceram por ela e ao seu treinador, Anderson Gouveia. “Obrigada por toda torcida, por toda energia, por todas as mensagens de incentivo. É nosso, é do Brasil”, comemorou ela.

Zoe ficou com a medalha de Prata e a equatoriana Emilia Alejandra Davila com o Bronze.

No masculino, João Felipe terminou as disputas com 2 Tops e 4 Zonas, ficando na oitava posição das qualificatórias. Já Luca Valentim, fez 3 Tops e 4 Zonas, e conquistou o sexto lugar, o que lhe deu o direito de avançar para as finais. Todavia, no domingo ele conseguiu 1 Top e 4 Zonas, finalizando a sua participação no evento com a sexta colocação.

Luca Valentim durante a final masculina – Foto: Carol Coelho

O chileno Jose Tomas Ledesma, ficou com o primeiro lugar, seguido pelos equatorianos Paolo Gael Rivadeneira e Tomas Alejandro Chicaiza, em segundo e terceiro lugar.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário