Mike Gardner falece após queda de mais de 700 metros no Jannu East

0

O Pico Jannu East, ou Kumbhakarna, com 7.710 metros de altitude, é a 32ª montanha mais alta do mundo. No entanto, não é apenas a altitude que gera dificuldades para os montanhistas que decidem escalá-la. Ela é considerada uma das montanhas mais técnicas e difíceis do planeta, devido ao seu relevo vertical e à escalada íngreme para chegar ao cume.

Jannu East ou Kumbhakarna está localizado no Nepal próximo a fronteira com a Índia . Foto: Wikimedia Commons / King james007

O escalador e guia de montanha americano Michael “Mike” Gardner estava em sua terceira tentativa de alcançar o cume dessa montanha, ao lado do parceiro Sam Hennessey. Eles estavam fazendo uma investida ousada em estilo alpino, ou seja, uma escalada rápida, sem oxigênio suplementar e sem acampamentos altos, usando apenas o mínimo necessário para garantir a segurança da dupla. No entanto, Gardner caiu mais de 700 metros na face norte da montanha.

Seu parceiro, Hennessey foi encontrado pela equipe francesa formada por Benjamin Védrines, Léo Billon e Nicolas Jean, que desciam por outra rota após desistirem do cume. Védrines contou que estavam próximos do topo da montanha quando Billon se sentiu mal devido à altitude, e durante a descida, o grupo avistou Hennessey acenando sozinho na rota vizinha.

Gardner e Hennessey no Pico Jannu. Foto: Arquivo Pessoal / @michaelogardner

Eles se encontraram em um ponto comum das duas rotas e ajudaram Hennessey a descer cerca de 700 metros de rapel. Ao chegar à base, o quarteto tentou localizar Gardner vasculhando a área a pé e sobrevoando com um drone. Infelizmente, eles não tiveram sucesso e encontraram apenas alguns equipamentos do americano espalhados.

Gardner era um montanhista talentoso; ao lado de Hennessey e Rob Smith, bateu o recorde de escalada mais rápida da rota Slovak Direct (Direta Eslovaca) no Denali. Eles levaram apenas 17h10min para escalar uma das rotas mais difíceis da montanha mais alta da América do Norte.

O americano seguia os passos do pai, George Gardner, que também era montanhista e guia de montanha e o apresentou ao esporte. E infelizmente, ele teve o mesmo destino trágico do pai, que morreu em 2008 ao sofrer uma queda no Grand Teton, nos EUA.

Gardner homenageando o pai no local onde ele caiu. Foto: Arquivo Pessoal / @michaelogardner

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário