Modelo comemorativo da Porsche chega a 6.734 metros de altitude no Ojos Del Salado

0

A renomada fabricante de carros esportivos Porsche decidiu comemorar os 60 anos do modelo 911 com um recorde mundial. Para isso criou um modelo especial capaz de chegar até 6.734 metros de altitude no Ojos Del Salado. Assim, carro superou a marca anterior que pertencia a um Mercedes Unimog que chegou a 6.694 metros de atitude na mesma montanha.

Carro e equipe no Ojos del Salado

Para conseguir tal feito, o modelo Porsche também precisou de uma boa preparação antes de ir para a montanha. O modelo 911 passou por várias adaptações para enfrentar o terreno pedregoso e íngreme do vulcão mais alto do mundo. A suspensão original foi trocada pelo modelo utilizado no 919 Hybrid Le Mans. No entanto, os engenheiros também tiveram que alterar o chassi do carro para que a nova suspensão se encaixa-se.

Eles também instalaram o sistema steer-by-wire da Porsche que  tira o feedback do volante e possibilita que o piloto mantenha a direção mesmo que haja algum obstáculo em uma das rodas. Isto, em conjunto com os grandes pneus off-road de 34 polegadas em rodas de aro 16″, possibilitou que o veículo superasse grandes blocos de rocha pelo caminho.

O carro escalando.

O motor utilizado é o motor 3.0 Boxter 3.0 bi turbo do Carrera 4S, sem adaptações. Ele conta com 443 cavalos e 53 kgfm de torque. Mas apesar da grande potência do motor e suas sete marchas, a velocidade máxima que o carro atinge é de 96 km/h. A primeira e a segunda marcha funcionam como uma supereduzida e não ultrapassam 10 km/h e 32 km/h respectivamente. Ou seja, assim como os humanos, as máquinas também precisam ir bem devagar em altitude. Para alimentar o motor foi utilizado e-fuel e gasolina sintética.

Para facilitar a subida, os engenheiros deixaram o carro o mais leve possível. A versão final do 911 escalador possui apenas 1.671 kg. Peças como o capô, portas e painéis foram construídos com fibra de carbono e inferior foi feito com Kevlar.

O teste final e a escalada

O piloto profissional Romain Dumas foi convidado para dirigir o 911 montanha acima. Ele e uma equipe de engenheiros e especialistas precisaram fazer todo o processo de aclimatação antes de subir a montanha e chegaram a encarar temperaturas de -20°C.

“Nunca esquecerei essa experiência. Foi uma sensação extraordinária dirigir onde nenhum carro jamais esteve. O 911 conseguiu ir mais alto do que qualquer outro veículo terrestre na história. Chegamos a um ponto em que nos deparamos com o verdadeiro cume da cordilheira oeste – não podíamos ir mais alto. Então esta foi realmente a altitude máxima que pode ser alcancada”, disse Dumas.

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário