Montanhismo brasileiro vai escolher sua data oficial de comemoração — Vote e participe!

1

O Brasil está prestes a ter oficialmente o seu Dia Nacional do Montanhismo. A Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) abriu uma votação para que toda a comunidade montanhista possa escolher a data que mais representa a história e a cultura do nosso esporte.

A criação de uma data comemorativa é muito mais do que um simples feriado. É uma oportunidade de fortalecer a identidade do montanhismo brasileiro, celebrar suas origens e incentivar ações e eventos em todo o país.

Quais são as datas em votação?

Cada uma das opções apresentadas carrega um significado importante para a história do montanhismo no Brasil. Conheça as propostas e escolha a que mais representa sua conexão com as montanhas:

O Marumbi, onde começou o montanhismo no PR em 1879

21 de Agosto — Conquista do Marumbi (1879)

Considerado o berço do montanhismo brasileiro, o Conjunto Marumbi, no Paraná, foi conquistado em 21 de agosto de 1879 por Joaquim Olympio de Miranda e seus companheiros. Esse feito é reconhecido como a primeira ascensão de montanha realizada no Brasil com espírito esportivo, inaugurando o que podemos chamar de montanhismo moderno no país. No Paraná, inclusive, essa data já é celebrada oficialmente como o Dia do Montanhista.

Conquistadores do Dedo de Deus em 1912

8 de Abril — Conquista do Dedo de Deus (1912)

Localizado na Serra dos Órgãos (RJ), o Dedo de Deus é um dos maiores símbolos do montanhismo nacional. Sua conquista, em 8 de abril de 1912, marcou o início da escalada técnica no Brasil, com o uso de cordas e técnicas mais avançadas.

1º de Maio — Início da Temporada de Montanha

Aproveitando um feriado nacional já existente, esta proposta sugere celebrar o Dia do Montanhismo em 1º de maio, quando se inicia tradicionalmente a temporada de atividades nas montanhas em muitas regiões do país.


Vote e participe!

A CBME disponibilizou um formulário online para votação. Esta é a chance de cada montanhista deixar sua marca e ajudar a escolher qual data irá representar oficialmente o nosso esporte.

Clique aqui para votar na sua data preferida


Independente da escolha final, o mais importante é que esta iniciativa contribui para fortalecer a história do montanhismo brasileiro e criar mais um motivo para estarmos reunidos em torno das montanhas que tanto amamos.

Compartilhar

Sobre o autor

Hilton Benke é um dos idealizadores do AltaMontanha.com. Dono de uma personalidade muito forte, é hoje praticante assíduo do voo livre, principalmente da modalidade "hike and fly", que une o voo com o montanhismo. Como montanhista e escalador, gastou seu tempo galgando montanhas brasileiras e andinas, além de ter prestado alguns serviços como instrutor de escalada junto ao CPM. Deixá-lo feliz é fácil: só marcar um bom pernoite em um cume da Serra do Mar Paranaense, com um bom menu para o jantar e uma condição de tempo boa para que possa decolar com seu parapente dia seguinte e realizar uma das muitas travessias sobre a Serra do Mar.

1 comentário

  1. Erasmo Arrivabene em

    8 de Abril — Conquista do Dedo de Deus (1912). Sem desmerecer nenhum outro desafio, todos foram épicos, mas essa conquista foi espetacular, sob todos os aspectos.

Deixe seu comentário