Montanhista desaparecido há 37 anos é encontrado após derretimento do gelo no Matterhorn

0

O corpo de um montanhista desaparecido desde 1986 foi encontrado na região do Matterhorn, Suíca, na última quinta-feira, 12/07. Ele estava soterrado pela neve na região da geleira de Theodul e foi localizado por montanhistas que passavam pela região e viram uma bota com crampon emergindo da neve.

Os montanhistas encontraram a bota e o crampom na neve.

A identidade do montanhista desaparecido foi confirmada através de um exame de DNA, mas o seu nome não foi divulgado.

O aquecimento global e consequentemente o derretimento das geleiras tem exposto diversos corpos que há tempos estavam desaparecidos nas regiões montanhosas. Além do montanhista desaparecido também já foram encontrados nas geleiras do Matterhorn: esquiadores, vítimas de um acidente aéreo ocorrido em 1968 e até mesmo soldados da Primeira Guerra Mundial.

As previsões de especialistas apontam que até o final do século quase todas as geleiras nos Alpes terão derretido. Isso implica em uma série de problemas que vão desde as altas temperaturas até a falta de água e desequilíbrio na fauna aquática uma vez que os rios dependem da água do degelo.

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário