Montanhista tem perna amputada após queda e arrieiro perde dedo após briga no Aconcágua

0

A semana começou agitada para as equipes de resgate do Parque Provincial do Aconcágua. O montanhista, Rover Hamilton, sofreu uma grave queda enquanto escalava o Aconcágua (6962m), a montanha mais alta das Américas, em 24/01. Ele estava próximo ao acampamento de Nido de Condores e precisou ser evacuado de helicóptero.

Devido aos ferimentos graves, o montanhista teve a perna direita amputada. Ele também sofreu uma fratura na base do crânio e encontra-se em estado grave.  De acordo com o Mendoza Post , o homem possui 32 anos e é  de nacionalidade britânica. Ele estava no Parque Provincial do Aconcágua desde o dia 14 de janeiro.

No mesmo dia, dois arrieiros (trabalhadores que levam os animais de carga até o acampamento base) entraram em luta corporal após uma discussão. Um deles sofreu ferimentos devido a golpes de faca e também precisou ser evacuado as pressas para o hospital.

A briga aconteceu na área de Pampas de las Leñas. Um dos arrieiros teve ferimentos graves nas mãos e teve um dos dedos amputados. O agressor tentou fugir, mas foi pego na Casa de Piedra e encaminhado para a delegacia.

Errata*:

Na publicação original foi colocado que os casos aconteceram em 24/12. No entanto, a data certa é 24/01. Pedimos desculpas pelo erro.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário