Neste fim de semana, 12 e 13, a World Trail Races desembarca na região metropolitana de Belo Horizonte para a WTR Nova Lima, que reunirá os amantes dos esportes outdoor no segundo evento da temporada. A etapa mineira do calendário veio para ficar e superou em 47% o número de inscritos em relação ao ano passado, e contará com aproximadamente mil atletas de Trail Run e Mountain Bike de todo o país.

Montanhas de Minas Gerais: cenário ideal para as provas de Trail Run
e MTB da WTR, neste fim de semana. Foto: Felipe Almeida
Para testar os limites dos participantes, a prova terá um percurso desafiador que exigirá superação, preparação e força no pedal para encarar as montanhas e trilhas da região com subidas e single tracks técnicos. As provas passarão também pelo Parque Estadual da Serra do Rola Moça, o terceiro maior parque em área urbana do Brasil, localizado entre Belo Horizonte, Nova Lima, Brumadinho e Ibirité.
“Nova Lima é uma referência nacional em esportes radicais e da natureza e recebe, todos os anos, competições e eventos de diversos portes. Para nós, são acontecimentos muito importantes, porque só reforçam nossa vocação para esse tipo de prática. Nossa estrutura de trilhas é um dos grandes atrativos da cidade e nós temos investido, cada vez mais, para que toda essa riqueza seja conhecida e reconhecida em todo o Brasil e também internacionalmente”, afirma o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez Pereira. “Sermos novamente anfitriões de uma das etapas da WTR é mais uma oportunidade de atrair os amantes destas modalidades e também turistas, promover a diversificação esportiva e, claro, movimentar nossa economia, especialmente com a oportunidade de geração de renda para a população”, completa.
Trail Run, MTB e Duathlon
No sábado acontecem as provas de Trail Run em três percursos: Short 9km, Mid 19km e Long 28km. Já no domingo é a vez do Mountain Bike com duas opções de distância: MTB Light 28k e MTB Pro 53km. A etapa tem pontuação de 7,5 mil no Ranking WTR, cuja premiação acontece no final do ano.
Será a primeira da temporada 2025 com a modalidade Duathlon, no qual os atletas competem nos dois dias e pontuam tanto para o ranking de Trail Run como para o de Mountain Bike, em duas configurações Short&Pro ou Mid&Light.
“Vamos passar pelo Parque do Rola Moça com aquela terra vermelha do minério e teremos uma boa altimetria de 1.000 metros. No trajeto também está a Serra do Espinhaço. O percurso terá trilhas tradicionais, como a Trilha do Korea, que são locais onde os mineiros estão acostumados a treinar. Já no MTB será uma volta para Light e duas voltas para o Pro no mesmo percurso. Não vão faltar cenários deslumbrantes como o Mirante dos Planetas e o Mirante Três Pedras”, explica Rodrigo Isaac, diretor da WTR e sócio-diretor da Speed Eventos Esportivos.
Campeã do Duathlon Mid&Light no ano passado, Flávia Branco prometeu repetir a dose e trouxe aproximadamente 20 atletas para a prova deste fim de semana. A mineira faz parte da comunidade de mulheres “Minas nas Trilhas”, que se conectam com as montanhas por meio do Trail Run e MTB. “Minha expectativa para esse ano é que mais mulheres disputem o Duathlon nesta segunda edição. Sou bem suspeita porque amo Minas Gerais e aqui temos um mar de montanhas e um terreno específico e técnico, com pedras soltas que demandam muita energia.”, conta Flavinha, como é mais conhecida.
Quem também está animado para a etapa é Lukas Kaufmann, tetracampeão de circuitos de mountain bike, que fará sua estreia na WTR na prova de MTB, no domingo. “Espero uma grande festa com muitos atletas. O evento promete, com boa estrutura e um circuito épico, literalmente no meu quintal de casa com as melhores trilhas da região. Será minha primeira prova da modalidade esse ano e quero fazer uma ótima estreia”, diz o atleta nascido na Alemanha, naturalizado brasileiro e com alma 100% mineira. “O percurso é desafiador e completo, mas muito divertido. Vamos passar por várias trilhas do Projeto Trilhas e enfrentar subidas duríssimas! Vai exigir técnica, preparo físico e terá um visual inesquecível!”, destaca.
Além das provas para os adultos, a tradicional Kids Race, corrida para a criançada aprender desde cedo os benefícios da prática esportiva, a partir deste ano, acontece aos domingos. O intuito dos organizadores é que pais e responsáveis possam acompanhar, uma vez que a maioria costuma disputar o Trail Run.
Mineira Flávia Branco, Campeã do Duathlon Mid&Light em Nova Lima, |
Projeto Trilhas para Todos
Lançado como uma proposta inédita de ecoturismo inclusivo, tem como objetivo levar pessoas com deficiência às trilhas e belezas naturais da região por meio de equipamentos adaptados, como cadeiras Julietti, hand bikes e triciclos acessíveis. Idealizado pelo Projeto Trilhas, em parceria com o MTB BH e o espaço C.A.S.A. (Centro de Arte Suspensa e Armatrux), com apoio da Vale. “Queremos incentivar a autonomia desse público, garantindo que participem de forma plena e segura das atividades propostas”, afirma Patrícia Manata, uma das coordenadoras do projeto. “Seguindo o lema do Projeto Trilhas, ‘só preserva quem conhece’, entendemos que a inclusão é parte essencial da conservação”, reforça Fred Lanna, cofundador da iniciativa. O projeto se conecta, de forma complementar, ao Circuito Vale de Trilhas — do Projeto Trilhas, também com a Vale, voltada à preservação de mais de 680 km de trilhas nas regiões de Nova Lima, Itabirito, Rio Acima e Brumadinho.
Atrações abertas ao público na Arena WTR
Como na edição anterior, a Arena WTR será montada na Praça Quatro Elementos, local também de todas as largadas. Aberta ao público, a arena oferecerá nos dois dias entretenimento com shows de banda local, food park, a renovada WTR Store, área kids com cama elástica, massagem gratuita e recovery com crioterapia.
Entre as ativações de patrocinadores na etapa, a Vale contará com um espaço interativo para divulgar os projetos em que atua e distribuir brindes para o público, a Ford irá expor dois carros além de um test drive exclusivo, a The North Face oferecerá personalização gratuita nas medalhas em ambos os dias, além de degustação de Ultra Coffee e Shake Protein. Já a Heineken 0.0, vai marcar presença no pós-prova com uma cerveja gelada para o brinde da conquista.
Além do esporte, há 11 anos a WTR possibilita a melhor experiência de conexão com a natureza e promove ações socioeducativas e de sustentabilidade, que deixam um legado para a comunidade. Por meio de iniciativa da Vale, a principal patrocinadora da etapa, haverá um espaço na arena onde alguns artesãos locais poderão vender seus produtos como bordados, peças em tricô e crochê, peças artesanais da região e guloseimas. No sábado, a partir das 9h50, haverá ainda apresentação da Banda Sinfônica Comunitária.
A World Trail Races Nova Lima tem patrocínio da Vale, Vivo, The North Face, Heineken 0.0 e Ford e apoio do Projeto Trilhas, My Safe Sport e MaterDei. A liga tem apoio da Mombora, Vono e Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), Ministério do Esporte e Governo Federal. Realização e promoção V3A, Speed Eventos Esportivos e AESSB (Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil).
Programação WTR Nova Lima (MG) – 12 e 13/4
Local: Arena WTR – Praça Quatro Elementos (Av. Quebec, 1450, Jardim Canadá, Nova Lima)
Sábado (Trail Run)
8h – Largada Trail Run Mid
8h30 – Largada Trail Run Short e Long
9h às 10h30 – Show
10h30 às 12h30 – Premiação Trail Run Short e Mid
12h30 às 13h30 – Show
13h30 às 14h30 – Premiação Trail Run Long
Domingo (MTB e Kids Race)
7h30 às 8h15 – Entrega de Kits de todas as provas de MTB
8h30 – Largada MTB Light e Pro
10h às 11h – Kids Race
11h às 12h30 – Show
12h30 às 14h – Premiações (MTB Light, MTB Pro, Duathlon Mid&Lght e Short&Pro)
14h – Encerramento
P.S. – Os horários de largada, premiações e programação podem sofrer ajustes.