Uma nevasca atingiu a região próxima à base do Monte Everest, também chamado de Chomolungma, no Tibete, território sob administração da China, e deixou cerca de 200 trekkers isolados em 06/10. Outras 350 pessoas foram retiradas da área por equipes de resgate e levadas a um local seguro. Um montanhista morreu em decorrência de hipotermia, segundo informações da televisão estatal chinesa CCTV. Até o momento, não foram divulgados mais detalhes sobre a vítima.
A região recebe grande fluxo de visitantes nesta época do ano, devido às férias e aos feriados na China. Mas também nesse período são registradas as grandes monções do Himalaia, uma grande contidade de chuvas que causam inundações e podem influenciar na formação de nevascas. Em razão das condições climáticas adversas, a Empresa de Turismo do Condado de Tingri suspendeu, no final de sábado, a venda de ingressos e o acesso à área do Everest.
Mas turistas que chegaram a região antes da suspensão das visitas foram atingidos pela nevasca. Ainda segundo informações da TV Estatal moradores de aldeias na região ajudaram nos resgates.
Segundo Allan Arnette, colunista especializado no Everest, apenas alguns nomes estavam na montanha propriamente dita. “Eles estão tentando esquiar pelo Corredor Hornbein do Everest, patrocinado pela Nat Geo e TNF”, relatou Arnette. De acordo com ele, trata-se de Jim Morrison, Jimmy Chin e os sherpas envolvidos nas expedições: Pemba Gelje Sherpa, Pemba Ongchu Sherpa e Yukta Gurung, embora não haja informações mais detalhadas sobre a situação deles.

















