Nova polêmica envolvendo Nirmal Purja. Montanhista pode ser proibido de escalar no Nepal

0

O Departamento de Turismo recomendou ao Ministério da Cultura, Turismo e Aviação Civil do Nepal que Nirmal ‘Nims’ Purja seja punido por desrespeitar regras de escalada do país. Ele ficaria impedido de escalar as montanhas dentro do território nepalês por um período de 10 anos.

Nirmal Purja em 2019. Foto: Wikimedia Commons – Gwrthanesh

“Nirmal ‘Nims’ Purja, da Elite Exped, deve ser punido de acordo com a cláusula 38(1) da Lei de Turismo do Nepal -1978 após ter desrespeitado as regras de escalada ao tentar escalar montanhas na região do Everest este ano”,

Segundo eles tais ações prejudicam a imagem e a atividade do montanhismo. Em um relatório apresentado junto com a recomendação de punição, eles apontam que Nims realizou expedições irregulares para clientes VIP.
“Realizar treinamento ilegal para seus escaladores acima do acampamento base, comandar um voo de helicóptero não autorizado de/para o Acampamento II e sonegar impostos em nome de ser um nepalês não residente (cidadão britânico) são algumas das infrações que o DoT notou”, disse um funcionário do departamento ao Himalayan Times.
O documento pede ainda a punição de Nims por ter divulgado vídeos enganosos sobre o caso em que as cordas instaladas pela equipe do montanhista teriam sido cortadas para prejudicá-lo. Segundo o departamento de turismo, isso afeta negativamente a imagem do país e do montanhismo.
Ainda de acordo com o Himalayan Times, além do Departamento, outras agências de montanhismo também já haviam pedido a punição de Nims.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário