O parceiro de escaladas de Denis, o italiano Simone Moro, informa que seu colega Denis Urubko conseguiu atingir o cume do Lhotse por uma nova rota. Só para refrescar a memória, o plano da dupla era o seguinte: Simone iria tentar o Everest sem oxigênio. Na descida, se ele estivesse bem, ele se juntaria a Denis para tentarem juntos o cume do Lhotse, fazendo a travessia ainda inédita dos dois cumes. Se não desse certo, eles desceriam e tentariam juntos uma outra rota pela face Sul da Montanha.
Os planos iniciais acabaram sendo alterados. Simone teve que permanecer no campo base para coordenar a evacuação em helicóptero do corpo de dois falecidos, missão que se revelou bastante difícil.
Enquanto isso, Denis ascendeu à face Sul do Lhotse e completou a nova rota que ambos haviam previsto realizar. Ele partiu às 6:30 da manhã e chegou ao cume às 11:30. Foi a primeira ascensão ao Lhotse nesta temporada.
Urubko já descendeu ao acampamento base, está muito feliz e cansado depois desta bela escalada. , Simone Moro continua na montanha e tentará o cume do Everest sem oxigênio, se tudo der certo, no dia 23 deste mês.
Denis Urubko é um dos melhores montanhistas da atualidade. Ele foi premiado com o Piolet D´or pela ascensão invernal que realizou no ano passado no Makalu e também por sua escalada na face Sul do Cho Oyo, na ocasião em que completou a escalada de todos os cumes com mais de 8 mil metros.
Fonte e fotos: Barrabes.com