Novas vias na Pedra do Santuário SP

0

O projeto de revitalização das vias da face Oeste da Pedra do Santuário em Pedra Bela -SP vem rendendo resultados. Após ter sido localizado Luiz Cláudio Sant´anna, que em 1990 iniciou uma conquista na parede, o Centro Excursionista Universitário – CEU da USP, enfim finalizou a via, que totalizou 40 metros de altura em duas enfiadas e foi batizada de “Atmosfera Celeste”, em alusão ao fato que Luiz Cláudio, na época em que iniciou a conquista, trabalhava na academia Atmosfera de Santo André.

Membro do CEU, Hilmo Piseta na conquista da via Atmosfera Celeste.

Proposta Revitalização da Face Oeste da Pedra do Santuário – Pedra Bela, SP

Com a nova via já são 4 as que passaram por alguma reformulação. Com o aval de Alexandre Anderson, um dos conquistadores locais com mais vias em Pedra Bela, os escaladores Pedro Hauck e Diogo Baker modernizaram as vias “Anfetamina” (via numero 1) e “Carreira de Calango” (número 8 da foto abaixo), protegendo as mesmas com chapeletas e parabolts. Eles também conquistaram uma nova via, batizada de “Alma de Pedra”, uma homenagem a Alexandre Anderson que é dono de pousada com nome homônimo.

A Alma de Pedra se aproveita de paradas que foram batidas por Gerson Ritter em 2008, instaladas para um evento de aventura e apenas usadas para rapel. A linha é a número 7 da foto abaixo. A via Atmosfera Celeste é a número 3..

O projeto de revitalização ainda não terminou. Os escaladores procuram por Francisco Parreira, que é o conquistador da via número 10. A via de Parreira está em estado bastante precário, com chapas oxidadas e mimetizadas na parede. Os escaladores aguardam também o aval de outros conquistadores para modernizar as proteções fixas, substituindo chapeletas em spit por chapeletas mais novas em parabolts, que são mais seguros e modernos.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário