Por Luciano Fernandes
O filme, conta a história, e um pouco da tragetória, do escalador André Berezoski Neto, o Belê, na sua busca obstinada por encadenar aquele que é considerado o primeiro boulder de graduação V14 do Brasil.
O Boulder ,de nome “O dia Santo”, que empresta o nome ao filme, somente teve duas repetições (as duas no mesmo dia, com intervalo de 10 min). Os escaladores responsáveis por ela foram O próprio Belê e o escalador de São Bento do Sapucaí Leando Pardal.
O filme conta com imagens realizadas por câmeras de muitos frames, que possibilitou “closes” em câmera lenta e ângulos de filmagem até então não vistos em filmes de escaladas brasileiros.
O filme também é uma homenagem bonita a um dos maiores escaladores da hitória do país que é o André Berezoski, o Belê. Mostrando que o dia a dia de um escalador não tem nada de glamuroso, e que quem não “dá duro na vida” não consegue nada. Também é uma homenagem ao Pardal, que é uma das revelações da escalada brasileira e que foi o primeiro a encadenar o projeto.
O vídeo terá lançamento pela internet no dia 15 de Dezembro, e terá o link divulgado por aqui. Os seus produtores ainda estão lapidando o formato original de vídeo para que fique “leve” na internet.
Não deixe de assistir um dos melhores filmes do Festival de Filmes de Montanha deste ano.
Fonte: Blog de Escalada